(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cardiologista alerta para a importância da vacinação, especialmente entre os idosos

Às vésperas de nova campanha nacional contra a gripe, médico de Belo Horizonte comenta que a maior parte da população que desconhece série de outras vacinas também vitais aos adultos


postado em 29/04/2015 06:00 / atualizado em 29/04/2015 07:39

"As doenças estão mais graves e poder ficar imune a elas é espetacular. A meningite mata, mas você pode perfeitamente evitar isso" - Gilberto Correa, 76 anos, cardiologista (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)


Na semana de mobilização em todo o Brasil pela vacinação contra a influenza (gripe), um médico com mais de meio século de carreira chama a atenção para um calendário vacinal também para maiores de 50 anos. Gilberto Correa, de 76 anos, defende a importância da campanha do Ministério da Saúde, que pretende imunizar 49,6 milhões de pessoas até o próximo mês, mas lamenta a falta de informação para a maior parte da população que desconhece a série de outras vacinas também vitais aos adultos. Na capital mineira, a campanha contra a gripe será realizada entre 4 e 22 de maio.

Nascido e criado em Belo Horizonte, Gilberto já esteve à frente das sociedades mineira e brasileira de cardiologia. Um entusiasta da vida, o médico sugere uma campanha ampla e irrestrita para que a população tenha conhecimento dos perigos e de todas as precauções possíveis por um futuro de paz e saúde. “Algumas doenças como a herpes-zóster já têm vacina e as pessoas não sabem disso. É uma doença grave que baixa muito a qualidade de vida dos pacientes por longos períodos, às vezes, pelo resto da vida, com uma dor intensa, intolerável”, considera. A vacina contra a herpes-zóster é dose única para maiores de 60 anos e não está disponível nos postos públicos.

Medicina preventiva O cardiologista enumera outras vacinas essenciais para os adultos: pneumonia, tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatites A e B e meningite. Para Gilberto, doutor atuante, tomado de vontade de viver, a medicina preventiva é a medicina do futuro. “As doenças estão ainda mais graves e você poder ficar imune a elas é algo espetacular. A meningite, por exemplo, mata, mas você pode perfeitamente evitar isso”, ressalta. De acordo com o especialista, que já passou pelas salas de aula de Cambridge, na Inglaterra, não faz o menor sentido desperdiçar a vida por falta de informação.

Único médico da família, Gilberto conta jamais ter tido qualquer dúvida sobre a profissão que queria para a vida. “Era muito comum, na nossa casa, infecção de garganta. E não havia antibiótico – estamos falando do final da Segunda Grande Guerra. E o doutor Ernesto Gazzolli passava lá em casa para nos atender e eu ficava impressionado com o cuidado dele com a gente. Talvez tenha vindo daí a minha paixão pela medicina”, diz. Já são 52 anos de clínica médica e cardiologia. Atento e entusiasmado com os avanços da medicina, Gilberto ressalta com alegria a convicção de que “viver, mais e melhor, vale muito a pena”.

Calendário de imunização


Em Belo Horizonte, entre 4 e 22 de maio, todos os 147 centros de saúde vão estar em campanha. No ano passado, a capital mineira conseguiu bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 589.374 pessoas, o equivalente a 88,6%. Este ano, a meta é vacinar 80% da população, considerada de risco para complicações por gripe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)