Publicidade

Estado de Minas

Chuva de granizo derruba árvores e complica trânsito em Belo Horizonte

Precipitação caiu em algumas regiões da capital, provocou alguns prejuízos e atrapalhou a circulação de veículos


postado em 30/03/2015 13:12 / atualizado em 30/03/2015 16:10

Ver galeria . 24 Fotos Temporal acompanhado de granizo provoca quedas de árvores, alagamentos e deixa trânsito congestionado em BHJair Amaral/EM/D.A.Press
Temporal acompanhado de granizo provoca quedas de árvores, alagamentos e deixa trânsito congestionado em BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press )


Uma chuva forte atingiu Belo Horizonte no início da tarde desta segunda-feira. Acompanhada de raios e ventos, a precipitação durou cerca de 40 minutos, mas o foi o suficiente para derrubar árvores e complicar o trânsito nas regiões Central, Leste, Centro – Sul e Oeste. Na Praça da Liberdade, um árvore de grande porte não suportou a força da chuva e caiu. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, houve risco de transbordamento na Avenida Bernardo Vasconcelos, na Região Nordeste da capital. Há relatos de ocorrência de granizo.

O Corpo de Bombeiros registrou interdição de parte das pistas na Rua dos Médicos, no Bairro Alípio de Melo, na Pampulha, em dois pontos da Avenida Afonso Pena, no Centro, na Rua José Mota Magalhães, no Bairro Santa Lúcia, Região Centro-Sul, Avenida Pedro II próximo ao Elevado Dona Helena Greco, na Rua Guarapari, no Santa Amélia, na Rua Carongola, entre as ruas Cristina e São Romão, na avenida Olegário Maciel, em frente à Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, e na Avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, no Centro.

Por causa das ocorrências, vários pontos estão com trânsito congestionado. O acúmulo de água na pista também provoca congestionamentos na Avenida Francisco Sales, no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul. Um alagamento também toma conta da Avenida Barbacena, entre Gonçalves Dias e Avenida Amazonas.

De acordo com a BHTrans, por causa da chuva, há sinais em flash na Rua Espinosa com Pedro II, na Avenida Pedro II em frente ao número 1.580, Avenida Bias Fortes, na Praça da Liberdade, Avenida Cristiano Machado perto da Estação São Gabriel, Rua Carangola esquina com Congonhas, Avenida Tereza Cristina com Rua Canoas, no Betânia, Rua Úrsula Paulino nas esquinas com Augusto José dos Santos e Dom João VI, Avenida Amazonas com Rua Limoeiro no Bairro Barroca, Avenida do Contorno com Rua Uberana no Barro Preto e Avenida Olegário Maciel.

FRENTE FRIA
O temporal de hoje já tinha sido anunciado pelos meteorologistas. A chuva foi causada por   uma frente fria que está atuando no litoral de São Paulo. “Essa frente jogou umidade para o continente e formou áreas de instabilidade, principalmente, na Zona da  Mata, Sul de Minas, e Central”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A precipitação se concentrou mais a região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Foram 40 minutos de chuva. Neste tempo, o acumulado de água chegou a 29 milímetros. Os bairros Barro Preto, Santo Agostinho e Gutierrez foram os mais atingidos”, comentou Ladeia. Os temporais devem continuar até quarta-feira.  A tendência é a temperatura ter um leve declínio. Os termômetros devem marcar entre 18 ºC e 27ºC.

Mesmo com a chuva forte, a situação dos reservatórios da região metropolitana continua críticas. Nos últimos três dias, o Sistema Paraopeba apresentou uma leve alta, de 38,6% para 38,7%. A barragem Rio Manso passou de 52,5% de sexta-feira para 52,7%. Serra Azul passou de 14,7% para 14,8%. E Vargem das Flores foi o único que teve queda, de 39,1% para 39%.

A vazão no Rio das Velhas também teve queda. Saiu de 44,1 metros cúbicos por segundo na última quinta-feira para 37 metros cúbicos por segundo hoje.

REPERCUSSÃO Em poucos minutos, o temporal virou assunto nas conversas nas redes sociais. Algumas pessoas relataram a queda de pedras de gelo em algumas regiões. “Chuva de granizo em BH. As águas fechando março com força”, disse Thales Nogueira. "BH: chuva forte, com raios, trovoadas e até granizo atinge a capital nesse começo de tarde", comentou Felipe Gomes. "Chuva de granizo em BH e meu carro na rua. Oremos", Alexandre de Melo. “Guardem os carros!! Granizo tá caindo!!! Temporal em BH!”, alertou Cinthia Moyses. "E cai granizo em BH", disse Ana C.

Outros internautas preferiram comemorar a chuva, já que a Região Metropolitana de Belo Horizonte sofre com a crise hídrica. “O céu de BH resolveu esconder o sol. Então... Vem, chuva”, afirmou Tathiana Oliveira. “Boa tarde, que chuva boa é essa que tá rolando em BH”, comemorou Lucas Bomfim. “Que dilúvio em BH. Caramba, quanta chuva”, comentou Vini Edu. “BH está se acabando em Chuva”, disse Yasmin Sena.

A Defesa Civil divulgou um comunicado hoje, alertando para ocorrência de pancadas de chuva até a madrugada de terça-feira, com volume acumulado de 20 e 30 milímetros.

Árvore caída na Avenida do Contorno, esquina com Bernardo Mascarenhas, no Bairro de Lourdes(foto: Benny Cohen/EM/D.A Press)
Árvore caída na Avenida do Contorno, esquina com Bernardo Mascarenhas, no Bairro de Lourdes (foto: Benny Cohen/EM/D.A Press)

Veja imagens do Ribeirão Arrudas com forte correnteza:


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade