UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja São José celebra dia do padroeiro nesta quinta-feira

Na programação, além das celebrações, os fiéis poderão curtir a festa com barraquinhas, ações de solidariedade e ajudar na restauração da igreja


postado em 18/03/2015 18:36 / atualizado em 18/03/2015 19:57

Matriz passa por processo de restauração, retomando as cores do projeto original, de 1901(foto: Marcos Michelin/EM/D. A Press)
Matriz passa por processo de restauração, retomando as cores do projeto original, de 1901 (foto: Marcos Michelin/EM/D. A Press)

A comunidade da Igreja São José estará em festa nesta quinta-feira. A paróquia terá um dia especial de comemorações e celebrações para seu padroeiro. Na programação, além da realização das missas festivas e de uma missa solene, concelebrada entre o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, e os padres da igreja, a festa contará também com barraquinhas, campanhas de solidariedade e de restauração da igreja.

As festividades acompanham a Campanha da Fraternidade de 2015 e tem o tema “São José, modelo de serviço”. Os organizadores esperam que mais 80 mil pessoas passem pela Igreja, na Rua Tupis, Região Central da capital, durante os últimos oito dias de celebrações e nesta quinta-feira.

Solidariedade

Em cada um dos dias, os fiéis foram convidados a realizar um gesto concreto, fazendo doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza que serão repassadas para as famílias atendidas pela obra social da Igreja São José. Também foram realizadas bênçãos especiais para a saúde, trabalho, família, relacionamentos, carteira de trabalho, crachás, chaves, retratos, objetos de devoção, entre outras.

Campanha de Restauração

Outro destaque da programação é a Campanha São José é 10, onde os fiéis estão convocados para ajudarem no restauro e recuperação estética da Igreja. Cada pessoa que quiser ajudar, tem que pegar um carnê na porta da Igreja e pagar mensalmente R$ 10 na secretaria.

De acordo com a paróquia, a proposta, além de participar é também compreender a importância da preservação de um patrimônio histórico e cultural da cidade, a Igreja Matriz de São José, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O trabalho está trazendo de volta o desenho e tons originais (vermelho, laranja e cinza), seguindo à risca o projeto feito por Edgard Nascentes Coelho, em maio de 1901, quando a capital ainda se chamava Cidade de Minas. A obra de recuperação compreende também a capela da casa dos padres redentoristas, chamada de convento e localizada nos fundos da igreja.

PROGRAMAÇÃO

Missas festivas: 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16 e 18h

Missa Solene: 20h

Barraquinhas: 7h às 22h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade