(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avião da Azul que saiu de Confins faz pouso forçado no RS

Voo 4111 apresentou falha mecânica e teve que descer na base área de Canoas. Deputado mineiro Júlio Delgado estava a bordo da aeronave


postado em 19/01/2015 11:37 / atualizado em 19/01/2015 13:05

Com defeito mecânico, avião da Azul decolou de Confins e seguia para Porto Alegre(foto: Twitter/Reprodução)
Com defeito mecânico, avião da Azul decolou de Confins e seguia para Porto Alegre (foto: Twitter/Reprodução)
O voo 4111 da Azul Linhas Áreas que decolou do Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, precisou fazer um pouso forçado na base área de Canoas, na manhã desta segunda-feira. Segundo a empresa, a aeronave, modelo Embraer 195, teve um problema técnico e, por isso, foi preciso mudar de rota. De acordo com a companhia, 113 pessoas estavam a bordo e foram levadas em dois ônibus para o terminal de Porto Alegre.

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) estava entre os passageiros que embarcaram em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, por volta das 7h, com destino a Porto Alegre. De acordo com o parlamentar, não houve pânico entre os passageiros. “Graças à perícia do piloto, que nos tranquilizou”, afirmou. No entanto, relatou Delgado, houve “muita apreensão”, revelada, segundo ele, assim que o avião aterrissou na base aérea da Aeronáutica em Canoas, na Região Metropolitana da capital gaúcha. “Alguns choraram, enquanto outros aplaudiram”, contou.

Delgado relatou que o piloto avisou, em Belo Horizonte, que o voo até Porto Alegre duraria cerca de 2 horas. “Quando completou o tempo previsto, comecei a achar que havia alguma coisa errada,, já que estávamos em área próxima ao aeroporto de Porto Alegre, disse Delgado. Segundo ele, o piloto não tentou aterrissar no aeroporto da capital gaúcha. “O piloto não tentou pousar. Ele detectou antes que havia problema nos freios. Eu percebi, já que estava na janela, do lado direito, que o flap não abriu”, disse.

Segundo Delgado, durou 1h40 o tempo entre o sobrevoo do aeroporto de Porto Alegre e o pouso na base aérea de Canoas . “O piloto decidiu ir para Canoas, porque a pista desse aeroporto é mais larga e maior que a de Porto Alegre”, explicou. O parlamentar disse que todos os passageiros desembarcaram pela porta traseira do avião, em uma escada improvisada.

Delgado falou com a reportagem do em.com.br já em Porto Alegre, onde chegou de carro, para uma reunião política com integrantes do PSB e com o governador José Ivo Sartori (PMDB). A ida à capital gaúcha faz parte da estratégia de campanha do parlamentar em busca de apoio para sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Delgado disputa o cargo com os deputados Eduardo Cunha (PMDB) e Arlindo Chinaglia (PT). A eleição está marcada para o próximo mês, na volta do recesso parlamentar.


O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que estava aguardando Júlio Delgado para atividades em Porto Alegre, comentou o incidente no Twitter. "Azul faz pouso de emergência na base aérea de Canoas após 3 tentativas em Poa. Felizmente deu td certo. Candidato Júlio Delgado está a bordo. Graças a Deus pouso de emergência da Azul na base aérea/ Canoas ocorreu com precisão. Benvindo Dep Julio Delgado!". (sic).

Ao jornal Zero Hora, o passageiro Vítor Augusto relatou o que houve com o avião da Azul. "Eu peguei conexão em Maceió. De Maceió para Belo Horizonte foi tudo bem. O problema aconteceu de Belo Horizonte até Porto Alegre, no momento que chegou ao aeroporto, ele (piloto) percebeu várias falhas mecânicas. No caso, eram dois freios. Ele decidiu pousar na base área de Canoas por questão de segurança".

Segundo Augusto, o piloto informou aos passageiros que o freio da aeronave estava com problemas. Vítor contou ainda que os passageiros ficaram apreensivos durante o voo, sendo que o momento que provocou mais tensão foi quando o avião fez contato com o solo e aterrisou.

De acordo com a Azul, os passageiros com conexão serão acomodados em outros voos.

Problemas técnicos

Leia a nota da Azul sobre o problema com o avião:

"São Paulo, 19 de janeiro de 2015 - "A Azul Linhas Áreas Brasileiras informa que o voo 4111, com origem em Belo Horizonte, aeroporto de Confins e destino Porto Alegre, precisou alternar sua rota para a base área de Canoas por conta de um problema de ordem técnina na aeronave. Os clientes foram prontalmente assistidos de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações"

O avião

O Embraer 195, também conhecido como Embraer 190-200, é o maior avião já fabricado pela Embraer, fez seu primeiro voo em 2004 e começou a operar em 2006. Com capacidade máxima para 124 passageiros, no Brasil é usado apenas pela Azul Linhas Aéreas, embora a Gol tenha manifestado intenção de utilizar o modelo para voos regionais. Em 2009, de acordo com o site da fabricante, 600 aviões Embraer 195 operavam em 30 companhias aéreas, atendendo a 46 países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)