(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde monta plano para combater carrapato-estrela na Pampulha

Prefeitura analisa estudo para a realização de vasectomia nas capivaras machos e ligadura de trompas nas fêmeas. Animais capturados vão seguir no Parque da Pampulha


postado em 15/12/2014 18:17 / atualizado em 15/12/2014 19:03

A Secretaria Municipal de Saúde está elaborando um plano de ação para combater os carrapatos-estrela que se hospedam em capivaras da Lagoa da Pampulha. Integrantes do Ministério da Saúde estão em Belo Horizonte para ajudar no controle do parasita. Em reunião realizada nesta segunda-feira no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para discutir a situação dos roedores, foi apresentado um estudo para o controle dos animais. A medida indica a realização de vasectomia nos machos e a ligadura de trompas nas fêmeas. O procedimento será analisado e deve começar a ser feito nos animais que já foram capturados e hoje se encontram no Parque da Pampulha.

O estudo foi baseado em procedimentos realizados em Viçosa, na Região da Zona da Mata, na década de 1990. A cidade passou por uma fase de superlotação de capivaras e conseguiu o controle dos animais fazendo a vasectomia e a ligadura de trompas. Para a retirada dos carrapatos, cavalos foram colocados no ambiente onde viviam os roedores e atraíram os parasitas. Em seguida, os equinos passaram por tratamento.

As medidas foram apresentadas por um professor veterinário da Universidade de Viçosa e está sendo estudada pela Prefeitura de Belo Horizonte. “Tudo isso será analisado. Vamos ver se há a possibilidade de fazer o procedimento nos animais já capturados e que estão no Parque da Pampulha. O uso de cavalos para atrair os carrapatos também não está descartado. Eles são os hospedeiros favoritos dos parasitas”, comenta Maria Tereza da Costa Oliveira, gerente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Enquanto a decisão do destino das capivaras não sai, a Secretaria de Saúde monta um plano de ação para conter os carrapatos. Para isso, agentes do Ministério da Saúde também ajudam a traçar as estratégias. “Será um plano de contingência para intensificar o controle do carrapato e eliminar o máximo possível o vetor que transmite a febre maculosa”, comenta Maria Tereza.

Capivaras serão mantidas em parque

A Prefeitura de Belo Horizonte contratou a empresa Equalis Ambiental para realizar a captura dos roedores. O processo começou em setembro e resultou na apreensão de 46 animais. Todos passaram por exames que constataram que 28 estão com sorologia positiva para a bactéria da febre maculosa, a Rickettsia rickettsii. Na reunião desta segunda-feira ficou decidido que estes animais vão continuar no Parque da Pampulha.

Um novo encontro para discutir as situações das capivaras foi marcado para o fim de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)