(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito lança plano de segurança para escolas municipais de Belo Horizonte

Entre diversas ações, estão previstos a instalação de câmeras nas escolas e o treinamento dos guardas municipais para lidar nos ambientes escolares


postado em 02/12/2014 11:59

O prefeito Márcio Lacerda lançou, na manhã desta terça-feira, o Plano de Segurança Escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. A apresentação das medidas para criar um clima de paz nas escolas foi feito durante um café com os diretores das 189 escolas municipais no Minas Tênis Clube 2, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-sul. O prefeito destacou que o plano tem caráter pedagógico e não punitivo.

O plano foi estruturado em quatro eixos: convivência escolar, segurança do ambiente escolar, ocorrências graves, intersetorialidade/gestão democrática. Entre diversas ações, estão previstos a instalação de câmeras nas escolas e o treinamento dos guardas municipais para lidar nos ambientes escolares. Na parte da formação, estão previstos cursos relacionados aos direitos humanos, multiculturalismo e cultura de paz. Cada escola também irá elaborar um plano de convivência escolar.

A diretora da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu, no bairro Ribeiro de Abreu, na Região Norte, Juliana Tófani de Sousa, destacou a situação de vulnerabilidade na comunidade de onde vem grande parte dos seus 520 alunos, com idades entre 6 e 12 anos. “Estamos situados em um bairro com índice alto de vulnerabilidade e nós temos adolescentes que passam por questões sérias em relação à droga e ao tráfico. Trabalhamos muito para que tenham convivência sadia. A gente percebe, por meio de relatos dos pais, dificuldades enfrentadas, como assaltos, drogas e briga entre famílias. Também temos a disputa pelo espaço, porque muitos bairros são invasão”, informou.

A diretora considera que o trabalho feito tem contribuído para que a violência não se instale na escola e fato de os alunos serem criança também ajuda na manutenção de uma cultura de paz. No entanto, lembra que é preciso reforçar medidas para permitir que as famílias participem das atividades escolares. “É preciso segurança da família para participar das atividades que a escola promove. Não conseguimos, por exemplo, realizar atividades à noite.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)