(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque Mata das Borboletas, em BH, é revitalizado


postado em 05/11/2014 07:49 / atualizado em 05/11/2014 08:38

(foto: Divulgação PBH)
(foto: Divulgação PBH)

O pequeno lago artificial e a principal nascente do Parque Mata das Borboletas, localizado no Bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estão passando por processo de limpeza, desassoreamento e revitalização. Dividido em etapas, o trabalho busca aumentar o nível de água do lago e o fluxo das nascentes. O desassoreamento do lago foi necessário para aumentar a profundidade, que estava entre 5 e 10 centímetros, afetando a fauna local.

Na primeira etapa, executada em setembro, quatro funcionários da Fundação de Parques Municipais trabalharam durante 12 dias no desassoreamento das áreas mais rasas do lago e limpando o entorno da nascente. Um jardim com vegetação nativa será formado ao redor do lago. Já foram plantadas espécies como quaresmeiras, ipês, pau-brasil, embaúbas e ingás. O bambuzal que se encontra no local vai ser manejado, com a retirada de bambus secos e a redução das moitas que geram excesso de sombra.

O Parque

Implantado em 1995, o Parque Mata das Borboletas ocupa uma área de 35,5 mil metros quadrados e oferece como opções de lazer brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência e contemplação.

(foto: Divulgação PBH)
(foto: Divulgação PBH)
O local tem duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba Mundo e um pequeno lago artificial. Sua área é totalmente permeável e funciona como recarga do lençol freático. Fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre, o espaço apresenta uma grande quantidade de borboletas, o que deu origem ao seu nome.

Localizado na encosta da Serra do Curral, sua vegetação, predominantemente nativa do cerrado, possui formações de campo cerrado, mata ciliar e campo hidromórfico. Florescem ali espécies como ingá, pau-d’óleo, cambratá, sucupira, cedro, aroeira, ipê e bambu de listra. A área vegetada é contínua e corresponde a mais de 80% da área total.

A fauna apresenta mamíferos como gambás e preás, além de aves como sabiás, tizius, garrinchas, almas-de-gato, sebinhos, bem-te-vis, andorinhas, bicos de lacre e marias- pretas.

Horário de funcionamento:
terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Localização:
Rua Assunção, 650 – Bairro Sion.

Informações: 3277-8221

Entrada gratuita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)