(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Engenheiro responsável por cálculos do Viaduto Batalha dos Guararapes presta depoimento

Rodrigo de Souza Silva pode pedir complemento da perícia da queda


postado em 03/11/2014 23:58

A possibilidade de pedido de complemento da perícia da queda de uma das alças do Viaduto Batalha dos Guararapes não está descartada pela defesa do engenheiro civil Rodrigo de Souza Silva, responsável pelos cálculos do projeto. Nesta segunda-feira o calculista prestou depoimento por cerca de duas horas e meia na Polícia Civil. Parte das declarações foram acompanhadas por um dos técnicos do Instituto de Criminalística, que confeccionou o laudo da perícia, que entre outras causas, aponta que um erro de transcrição de cálculos contribuiu para o enfraquecimento da estrutura de concreto do viaduto.

O advogado do engenheiro, Leonardo Marinho, disse que seu cliente explicou em detalhes como realizou os cálculos encomendados pela Consol Engenheiros e Consultores, responsável pelo projeto. “O delegado se demonstrou conhecedor das questões técnicas que norteiam o laudo da perícia. Meu cliente não contesta as conclusões do laudo, mas discorda de alguma variáveis, que ele entende serem essenciais para se chegar aos resultados”.

Marinho foi cauteloso com relação a um pedido de perícia complementar. “Apresentamos nossos argumentos e o delegado precisa de tempo para analisá-los. Não é o momento de se contestar o laudo. Pode ser que, havendo divergências em relação ao ponto de vista de meu cliente, seja na conclusão do inquérito ou na fase processual, a defesa então pode solicitar um complemento de perícia”. O advogado reafirmou que Rodrigo Silva não cometeu erros de cálculos, mas admite falhas na transposição de parte dos dados. Porém, destaca que essas falhas não são a causa da queda do viaduto. “O projeto não foi executado em sua concepção original”, finalizou.

A queda da alça sul do Batalha dos Guararapes, em 3 de julho, deixou duas pessoas mortas, 23 feridas e fechou o trânsito na Avenida Pedro I por mais de 60 dias. Depois de constatado que o enfraquecimento da estrutura de concreto causou o desabamento na retirada do escoramento, decidiu-se pela demolição da alça norte, ocorrida entre 14 de setembro. A avenida teve o tráfego totalmente liberado em 29 de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)