(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fim de semana tem mais de 230 focos incêndios na Grande BH


postado em 06/10/2014 06:00 / atualizado em 06/10/2014 12:40

Marinella Castro

Cerca de 230 focos de incêndio foram registrados na Grande BH durante o fim de semana. No sábado o fogo atingiu diversas regiões da Grande BH. O Corpo de Bombeiros registrou 98 ocorrências que atingiram vegetações, sendo 20 delas em lotes vagos. No domingo, pelo menos outros 134 incêndios de pequeno porte foram registradas ao longo do dia, sendo 109 em matas. Um deles ocorreu em galpão comercial, na Via Expressa, no bairro Eldorado em Contagem. O corpo de Bombeiros também foi acionado para conter fogo na mata da UFMG, na avenida Presidente Carlos Luz. A longa estiagem também facilita o alastramento do fogo em lixo seco, como ocorreu na tarde de ontem em casa abandonada no bairro Bom Sucesso.
 
No sábado, um incêndio assustou moradores do Bairro Milionários, na Região do Barreiro. O fogo começou na noite de sexta-feira atrás do Hospital Júlia Kubitschek e pela manhã as chamas já atingiam mais de três metros de altura e ameaçavam o muro de casas residenciais na vizinhança. Funcionários do hospital chegaram a usar baldes de água para tentar conter as labaredas. O fogo só foi controlado no fim da tarde.

Neste ano, os incêndios já destruíram quase 6 mil hectares de áreas de preservação em Minas. Focos em áreas verdes no entorno de unidades de conservação já haviam consumido mais de 7,5 mil hectares até o fim de setembro. Em 2013, Minas contabilizou 14,6 mil hectares de queimadas. A Serra do Curral é uma das áreas vulneráveis que vem sofrendo queimadas e, na últimas semana, houve focos de incêndio durante seis dias seguidos. Apesar de serem ocorrências distintas, as chamas queimaram boa parte da vegetação e deixaram a montanha acinzentada. Somente na sexta-feira o fogo foi controlado. O tempo seco, com baixa umidade do ar e o vento contribuem para o fogo se alastrar pela vegetação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)