(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Semana Nacional de Trânsito terá campanhas voltadas para proteção a pedestres

BHTrans reforça campanha "Pedestre. Eu Respeito" e Ministério das Cidades lança "Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para o pedestre"


postado em 18/09/2014 08:17 / atualizado em 18/09/2014 10:37

Campanha na Avenida Alfredo Balena, na região hospitalar de BH (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
Campanha na Avenida Alfredo Balena, na região hospitalar de BH (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

Nesta quinta-feira foi aberta a Semana Nacional do Trânsito. A BHTrans prepara campanhas para a capital mineira e o Ministério das Cidades lança alertas em âmbito nacional. A partir das 8h, na Avenida Alfredo Balena, em frente à Faculdade de Medicina da UFMG, a BHTrans vai apresentar a campanha “Pedestre. Eu Respeito” que visa consolidar o respeito ao pedestre previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e introduzir hábitos seguros no trânsito.

A Semana Nacional em BH terá campanhas, blitzes educativas, intervenções de arte-educação, passeios ciclísticos e gincana para ciclistas, mesa redonda, encontros, palestras, seminários, cinema comentado para alunos e oficinas de formação para professores. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Serão discutidas as condições que a cidade oferece para a segurança do pedestre.


A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contempla questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível.

(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro e tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à alerta para valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, respeitadas as normas de circulação, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, tem a preferência. Respeitá-lo é mais que uma gentileza: é um dever.

Desde às 18h desta quarta-feira, acontece mesa redonda na Escola de Engenharia da UFMG (Campus da Pampulha) para discutir segurança e educação para o trânsito com profissionais das áreas de fiscalização, educação e engenharia. O evento conta com a participação do DER/MG, DETRAN/MG, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Beta Engenharia e Arquitetura.

Campanha também na MG-030, em Nova Lima, na Grande BH(foto: Policia Militar/Divulgação )
Campanha também na MG-030, em Nova Lima, na Grande BH (foto: Policia Militar/Divulgação )


Em paralelo às atividades específicas de BH, o Ministério das Cidades vai lançar campanha publicitária, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, para promover uma conscientização sobre a necessidade de respeitar o pedestre. As peças da campanha, vídeo de 30 segundos para televisão, spot de rádio de 30 segundos, mobiliário urbano e banners para internet, ficam no ar no mesmo período da Semana Nacional de Trânsito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)