(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coleta de lixo é reduzida e prejudica moradores em Lagoa Santa

Serviço está atendendo com apenas 30% da capacidade desde o último sábado. Prefeitura afirma que a não votação de projeto de lei na Câmara impede manutenção de contrato com empresa


postado em 02/09/2014 13:07 / atualizado em 02/09/2014 13:26

Sacos de lixo se acumulam na frente de imóveis em bairros de Lagoa Santa(foto: Divulgação)
Sacos de lixo se acumulam na frente de imóveis em bairros de Lagoa Santa (foto: Divulgação)


A população da cidade de Lagoa Santa, há 36 quilômetros de Belo Horizonte, está sofrendo com o acúmulo de lixo nas ruas nos últimos dias. O problema começou na semana passada, quando os caminhões teriam parado de atender algumas áreas. “Em alguns locais o pessoal já começou a colocar fogo no lixo, mas em algumas ruas dá pra ver sacos que foram arrastados porque tem muitos cachorros nas ruas”, explica um morador do Bairro Jardim Imperial, que não quis se identificar.

A prefeitura da cidade assume o problema, mas diz que a coleta ainda é realizada. A assessoria de imprensa do Executivo informou que a capacidade de recolhimento de lixo na cidade baixou para 30% desde sábado porque a empresa terceirizada responsável pelos outros 70% está impedida de realizar os trabalhos. Ela é responsável por cinco caminhões, que recolhem o material e levam pra o aterro sanitário em Sabará.

Em 11 de agosto, a prefeitura encaminhou um projeto de lei à Câmara Municipal que cria crédito suplementar para a continuidade com o contrato da empresa de coleta de lixo. Conforme a Prefeitura de Lagoa Santa, apesar de ter sido encaminhado em regime de urgência, o PL ainda não foi aprovado pelo Legislativo, que solicitou documentos que estão sendo providenciados pela assessoria jurídica. Diante da situação, a prefeitura não tem condições de honrar o contrato com a empresa, que fica impedida de realizar o serviço.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


Neste momento, apenas dois caminhões de lixo, de propriedade da prefeitura, estão atendendo a cidade diariamente. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Lagoa Santa, Ângelo Augusto Couto, explica que os veículos estão priorizando as áreas que geram mais lixo, como o centro da cidade, mas estão atendendo outros bairros. Mesmo assim, ele reconhece que não é o suficiente. “A gente pede um pouco de paciência para a população até que essa autorização vinda da Câmara nos permita voltar à normalidade”.

A expectativa é de que o projeto de lei volte à pauta da Câmara ainda nesta terça-feira. Ainda segundo Couto, os moradores de Lagoa Santa que estiverem passando por uma situação de urgência em razão do acúmulo de lixo devem ligar para o telefone 3688-1300, passando nome e endereço, para que uma caminhonete da prefeitura, destinada para esse fim, vá até o local fazer o recolhimento. Os moradores também são orientados a deixar o lixo em lugares mais altos, longe do alcance de alguns animais.

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara Municipal de Lagoa Santa informou que o projeto de lei da prefeitura está na pauta da plenária desta terça-feira, marcada para as 18h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)