(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio na Serra do Rola-Moça é controlado pelos bombeiros

Ao todo, 79 homens participaram da ação de combate nesta terça-feira. Quatro aeronaves auxiliaram os trabalhos. A área queimada ainda não foi mensurada


postado em 26/08/2014 16:21 / atualizado em 26/08/2014 19:09

O incêndio começou a destruir a serra na manhã desta segunda-feira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press.)
O incêndio começou a destruir a serra na manhã desta segunda-feira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press.)

No segundo dia de intenso trabalho de brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros, o incêndio na Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi controlado e está praticamente extinto. Ao todo, 79 homens participaram da ação nesta terça-feira. A área queimada ainda não foi mensurada. Também não há informações se as chamas atingiram o parque, que leva o mesmo nome da serra.

O incêndio começou na manhã desta segunda-feira, na Região do Barreiro. Com os ventos fortes, as chamas se espalharam para vários focos entre Brumadinho e Ibirité. A grande dificuldade encontrada foi o terreno acidentado e a propagação do fogo por causa do tempo seco. Na manhã desta terça-feira, o fogo foi praticamente extinto. “O incêndio foi controlado e depois do almoço fizemos o rescaldo. Nosso trabalho está praticamente finalizado. Apenas uma equipe vai verificar uma região onde há fumaça”, explicou o tenente Jáder Junio Corrêa.

Participaram do combate 79 homens. Quatro aeronaves, sendo um helicóptero e três aviões air tractor, auxiliaram os trabalhos. Os bombeiros ainda não mensuraram a área queimada. “Nós concentramos as nossas ações no combate e no rescaldo. Depois que evitamos o risco, vamos mensurar o tamanho da área destruída, e o tipo de vegetação queimada”, afirma Corrêa.

A grande preocupação dos bombeiros era o incêndio atingir uma área do parque onde existia váriso mananciais, inclusive o reservatório da Copasa. “Não sabemos se atingiu o parque. Estamos aguardando a presença do helicóptero para fazer um sobrevoo na área. Posso garantir que a área central e vital do parque não foi destruída”, comentou o tenente.

Serra da Moeda

Os bombeiros agora concentram forças em outro incêndio de grandes proporções. O fogo atinge a Serra da Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Há alguns grandes focos de incêndio. Uma equipe de 25 homens está na região fazendo o combate. Ainda não temos informações sobre como está a situação, por causa do sinal de celular, que é ruim”, diz Corrêa.

A situação preocupa os militares por causa do número de residências que ficam próximas ao local do incêndio. “Nesta quarta-feira, vamos voltar nossa atenção para a Serra da Moeda”, revelou. Os trabalhos foram suspensos por volta das 18h e devem retonar às 5h.

Minas Gerais vem sofrendo, mais uma vez, com os focos de incêndio. O jornal Estado de Minas desta terça feira mostrou que, considerando apenas os sete primeiros meses do ano, foram 206 casos de incêndio de Minas, 114% a mais que a média histórica dos últimos cinco anos no mesmo período. O tempo seco está contribuindo para o aumento de casos, principalmente na Grande BH. Os índices de umidade relativa do ar vão ficar em torno de 20% até amanhã em Belo Horizonte, segundo alerta divulgado ontem pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)