(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa indica que 85% dos moradores de Lourdes aprovam bares da região

Maioria da da população do bairro da Região Centro-Sul de Belo Horizonte defende os estabelecimentos comerciais, principalmente como espaço de entretenimento


postado em 04/08/2014 07:00 / atualizado em 04/08/2014 07:26

Uma das principais vantagens apontadas pelos moradores é a praticidade de bares perto de casa, o que evita problemas com a Lei Seca(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press )
Uma das principais vantagens apontadas pelos moradores é a praticidade de bares perto de casa, o que evita problemas com a Lei Seca (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press )

Os bares e restaurantes que há anos são parte da paisagem e dos costumes de quem mora ou frequenta o Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, são bem vistos e aprovados pela população. É o que diz uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), que ouviu 206 moradores no bairro e que resultou em 85% de aprovação da atividade dos estabelecimentos na vizinhança.

Há anos associações locais  vêm discutindo o impacto positivo da atividade na região, como geração de emprego e renda e consolidação como polo de lazer. E do outro lado, o impacto negativo, como barulho excessivo, estacionamentos proibidos e comportamento inadequado de frequentadores. A pesquisa, feita entre 27 de junho e 5 de julho pelas empresas de pesquisa Loggia e Expertise, mostrou a preferência pelo entretenimento.

De acordo com os dados coletados pelos pesquisadores, o que mais atrai moradores de Lourdes para os bares é o lazer que propiciam, com 35% dos votos. Pelos relatos, os estabelecimentos são referência neste tipo de atividade. Em segundo lugar, apontou-se que a praticidade (26%) é o que mais leva as pessoas da região para os bares, uma vez que estão perto de casa e isso evita problemas com a Lei Seca, por exemplo. Em seguida, os entrevistados afirmaram que a parte social (23%) que faz dos restaurantes um local de encontros é o que mais agrada, seguido da experiência gastronômica (8%) propriamente dita.

Os 15% de pesquisados que se disseram contrários aos bares e restaurantes no bairro em que moram são pessoas de idade mais avançada, que destacaram a insatisfação por conta de poluição sonora (86%), seguida de bagunça (9%) e de aglomerações (5%).

“A pesquisa foi importante para mostrar que o setor dos bares e restaurantes é muito bem-vindo em Lourdes e que quem discorda dos números não representa o desejo da maioria das pessoas que moram no bairro”, afirma o presidente da Abrasel, Fernando Júnior.

Segundo o presidente, a pesquisa será um instrumento importante para vetar obstáculos que podem ser criados para a concessão de alvarás na próxima reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur). “Belo Horizonte é a capital mundial dos bares e isso é parte de nossa cultura”, define Júnior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)