(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alça de viaduto da Avenida Pedro I também corre risco de desabar

Um dos pilares estrutura foi construído com um décimo da ferragem necessária. Em entrevista coletiva, a empresa responsável pela obra afirma que houve erro no projeto executivo. Prefeitura determinou que a Cowan apresente projeto de demolição


postado em 22/07/2014 18:11 / atualizado em 23/07/2014 14:47

Empresa recomendou a Prefeitura de Belo Horizonte que faça a demolição da alça que segue em pé(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Empresa recomendou a Prefeitura de Belo Horizonte que faça a demolição da alça que segue em pé (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

A alça do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, Região de Venda Nova, que ainda está de pé, corre risco de desabar. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira em entrevista coletiva de engenheiros e calculistas contratados pela Cowan para fazer estudos sobre a queda do elevado. Um dos pilares da estrutura foi construído com um décimo da ferragem necessária. A empresa afirma que o erro foi do projeto executivo entregue pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) que era de responsabilidade da Consol.

A construtora informou ainda que entregou uma carta para o prefeito Marcio Lacerda recomendando a demolição da alça que ainda está de pé. Em nota, a PBH informou que solicitou à Cowan que apresente, imediatamente, projeto de demolição da estrutura. Além disso, a prefeitura exigiu que a empresa adote medidas de proteção civil para os moradores do entorno do viaduto e que agirá com firmeza e cobrará punição e ressarcimento pelas falhas.

O calculista Catão Francisco Ribeiro, que participou do estudo sobre a queda do elevado, informou que a tragédia poderia ter acontecido anteriormente. “Acho que foi um milagre não ter caído antes. Inclusive a outra alça oferece risco de cair a qualquer momento. Os trabalhadores também correm riscos”, afirmou em coletiva.

Por causa da situação, a empresa determinou a paralisação do escoramento que era feito na alça. Também sugeriu que a Prefeitura de Belo Horizonte que não libere o trânsito na Avenida Pedro I antes da situação ser normalizada.



Confira vídeo da Cowan com a explicação da queda do viaduto, em BH:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)