(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro hospitais de Belo Horizonte estarão de prontidão na Copa

Em caso de catástrofe, unidade de saúde estão preparadas para atender vítimas


postado em 29/05/2014 06:00 / atualizado em 29/05/2014 07:05

Se houver uma catástrofe durante a Copa do Mundo em Belo Horizonte, as vítimas deverão ser encaminhadas, a princípio, para quatro hospitais: João XXII, na Região Hospitalar; Risoleta Neves, Região Norte; Odilon Behrens, Região Noroeste; e Eduardo de Menezes, no Barreiro. A estratégia está definida no Plano de Segurança e Saúde para o Mundial divulgado ontem, elaborado em parceria entre o governo estadual e a prefeitura.

Durante o torneio, 12 ambulâncias ficarão em operação e seis, em reserva técnica. Nos dias de jogos, uma unidade de suporte básico (USB), para casos menos graves, e uma unidade de suporte avançado (USA), para casos mais complexos e urgentes, ficarão no Mineirão. O mesmo número de carros será destacado para as Fan Fest da Fifa, no Expominas. Por 42 dias, a partir de cinco dias antes da Copa, uma USB ficará no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Outras seis USB e uma USA operarão na BRs 040 (sentido Rio de Janeiro e Sete Lagoas), 381 (sentidos Sabará e São Paulo) e 010.

A Copa marcará a estreia do projeto de atendimento aeromédico da Secretaria de Estado de Saúde, que adquiriu um helicóptero biturbina e planeja doá-lo ao Corpo de Bombeiros. A aeronave tem capacidade para até oito passageiros e poderá transportar até dois pacientes graves simultaneamente.

O planejamento da área de saúde consumiu cerca de R$ 39 milhões, incluindo preparação de equipes, compra de equipamentos e adequação hospitalar. “Já funcionamos com centros de saúde que dão retaguarda unidades de pronto atendimento (UPAs). Podemos fazer isso na Copa, se houver necessidade”, disse o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior. “No torneio, as UPAs terão mais funcionários. Teremos de manter e preservar o atendimento à população. Nos hospitais, o plano determina a abertura de 90 leitos clínicos e 30 de unidades de tratamento intensivo (UTI)”, acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)