(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa nomeia José Luiz Majella Delgado novo arcebispo de Pouso Alegre


postado em 28/05/2014 10:21 / atualizado em 28/05/2014 11:24

(foto: CNBB/Divulgação )
(foto: CNBB/Divulgação )
O Papa Francisco nomeou o mineiro Dom José Luiz Majella Delgado como novo arcebispo de Pouso Alegre, Sul de Minas. Majella é de Juiz de Fora, na Zona da Mata, mas estava atualmente como bispo em Jataí (GO). Ele agora retorna a Minas para substituir Ricardo Pedro Chaves, que renunciou ao cargo por causa da idade avançada.

Delgado nasceu 19 de outubro de 1953 e foi ordenado sacerdote 14 março de 1981 . Ele curou teologia no Instituto Teológico de São Paulo e obteve licenciatura em Litúrgica Teologia na Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, Majella ocupou vários cargos: Vigário Paroquial, Reitor dos Seminários Redentoristas em Minas Gerais, Tietê e Aparecida, Superior da Comunidade Alfonsianum (Juvenato), Funcionário do Mestre de Noviços e Mestre de Noviços em Tietê, Membro do Conselho Provincial da Província Redentorista de São Paulo, Interprovincial de Espiritualidade Redentorista da Secretaria, redentorista Secretaria Provincial de Educação de São Paulo.

(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )
(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação )
Foi também professor de Teologia Litúrgica em diferentes instituições: Instituto de Teologia Moral, Instituto Educacional Seminário Paulopolitano, Instituto de Estudos Superiores e São Paulo Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, entre outras atividades na vida sacerdotal.

Entre 2007 e 2009, Majella foi secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 16 de dezembro de 2009 foi eleito Bispo de Jataí, recebendo a ordenação episcopal em 27 de fevereiro de 2010. Dentro da CNBB , foi nomeado membro do Conselho Permanente e da Comissão Pastoral da Campanha para a Evangelização e Presidente da Comissão para a Pastoral Juvenil da Região Centro-Oeste .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)