(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de maio em BH

O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% dos grupos prioritários


postado em 23/05/2014 16:31 / atualizado em 23/05/2014 16:58

Os belo-horizontinos terão mais tempo para se proteger contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou para 30 de maio a Campanha de Vacinação da capital mineira. O público-alvo são as pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Até o ano passado, somente crianças de 6 meses a 2 anos eram imunizadas. O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% dos grupos prioritários. Em 2013, Belo Horizonte ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 496.899 pessoas, uma cobertura de 94%.

A campanha de vacinação contra a gripe chegou a ser discutida em audiência pública na Câmara de Belo Horizonte. Vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento enviaram um ofício a administração municipal para pedir a prorrogação do prazo, pois a capital ainda estava abaixo da meta de imunização.

Saiba mais sobre a vacina

A vacina só é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Segundo a Secretaria de Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)