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Estado de Minas

Dúvidas sobre novas linhas marcam início de funcionamento do BRT/Move na Pampulha

Mesmo inacabada, a Estação Pampulha também inicia suas operações neste sábado. BHTrans espera que cerca de 40 mil usuários serão beneficiados nesta nova etapa do BRT/Move


postado em 17/05/2014 07:59 / atualizado em 17/05/2014 12:51

A estação Pampulha entrou em funcionamento neste sábado, mesmo inacabada(foto: Edésio Ferreira/EM/D.APress)
A estação Pampulha entrou em funcionamento neste sábado, mesmo inacabada (foto: Edésio Ferreira/EM/D.APress)

Sem estar totalmente concluída, a Estação Pampulha começou a funcionar neste sábado deixando os passageiros confusos em relação ao atendimento das novas linhas. Apesar do apoio de equipes da BHTrans nas plataformas, usuários têm dificuldade de embarcar na Estação Pampulha. Com ela, três novas linhas do BRT/Move também passaram a operar na Avenida Antônio Carlos, ligando bairros da região da Pampulha ao Centro e a região hospitalar.

Passageiros que tinham o costume de usar apenas uma linha direta para seus destinos tiveram, neste sábado, que se adaptar à nova rotina de fazer a baldeação entre as linhas alimentadoras e troncais. As linhas vindas dos bairros chegam no andar superior da estação. Quem tiver o Centro como destino tem que descer para o nível inferior, onde estão localizadas as plataformas do BRT/Move. Como previsto, a mudança gerou confusão entre usuários. De acordo com a BHTrans, 300 pessoas treinadas e uniformizadas do Posso Ajudar foram escaladas para auxiliar usuários em três turnos ao longo do dia.

Quem passa pela Estação Pampulha também tem que lidar com a dificuldade de circular em meio às obras inacabadas no local. A principal reclamação neste sábado foi de muita poeira e sujeira, ressaltando o clima de canteiro de obras na estação. Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, 80% dos trabalhos estão concluídos e a entrega total está prevista para o mês de julho.

Apesar dos desafios, as viagens aconteceram sem problemas. Três novas linhas troncais – 50, 51 e 52 – ligam a estação à região Central da cidade. Segundo passageiros, trajetos que geralmente levavam cerca de uma hora foram concluídos em pouco mais de 20 minutos com as linhas do BRT.

Novas rotas

A linha 50 (Pampulha/Centro) será direta, ou seja, sairá da Estação Pampulha e irá operar nas estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro. A linha 51 (Pampulha/Centro/Hospitais), sairá da Pampulha, irá parar nas estações de transferência da av. Antônio Carlos, no Centro, e seguirá em direção à Região Hospitalar. Já a linha 52 (Pampulha/Lagoinha) tem paradas nas estações ao longo da Antônio Carlos até a Lagoinha, de onde retorna à Estação Pampulha. 

Outra mudança para os usuários é que oito linhas convencionais que faziam o trajeto dos bairros ao centro da capital serão transformadas em sete linhas alimentadoras, que levarão os usuários dos bairros até a estação de integração. Os coletivos 2215 A, B, C e D, que atendiam o bairro Céu Azul, foram transformadas em alimentadoras. Os ônibus que faziam o trajeto do 2213 (Trevo via Garças) foram substituídos pela alimentadora 510 (Est. Pampulha/ Trevo via Garças). A linha 2212A (Jardim Atlântico) será atendida pela linha alimentadora 645 (Est. Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico). E os coletivos 2212B e 2212C foram substituídos pelas alimentadoras 618 (Est.Pampulha/Jardim Leblon) e 643 (Est.Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo). Ainda estarão disponíveis as novas linhas 614(Est. Pampulha/Céu Azul A), 615(Est. Pampulha/Céu Azul B) e 616 (Est. Pampulha/Céu Azul C).

Segundo a BHTrans, cerca de 40 mil usuários serão beneficiados nesta nova etapa e o tempo de viagem será reduzido em cerca de 40%, passando de 50 para 30 minutos. (Com informações de Gustavo Werneck)


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