(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Área de segurança em torno de Mineirão poderá ser ampliada


postado em 03/05/2014 00:12 / atualizado em 03/05/2014 07:31

Autoridades traçaram planos para aumentar bolsões de isolamento na Copa caso aconteçam protestos(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Autoridades traçaram planos para aumentar bolsões de isolamento na Copa caso aconteçam protestos (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

Procedimento padrão adotado em grandes torneios da Fifa, a área de segurança no entorno de estádios poderá ser ampliada no Mineirão durante a Copa. Depois das manifestações que destruíram diversas lojas da Avenida Antônio Carlos durante a Copa das Confederações, em junho do ano passado, bolsões de isolamento maiores estão entre os planos de segurança de autoridades mineiras, garante o secretário de estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes), Tiago Lacerda. Segundo ele, a prioridade será garantir o acesso do torcedor – 140 mil (44% deles estrangeiros) são aguardados para os seis jogos em Belo Horizonte, sendo um dos duelos pelas oitavas de final e outro nas semifinais.

“As manifestações não serão novidade, caso ocorram. Tivemos na Copa das Confederações em grande número. Pessoalmente, não acredito em 100 mil pessoas neste ano. Na Copa do Mundo as pessoas se envolvem mais com o evento. Existe a preparação para isso, as coisas devem ser priorizadas”, disse Tiago Lacerda ao Estado de Minas, durante a última reunião de alinhamento operacional do estado com o governo federal, no Ouro Minas Palace Hotel (Região norte de BH), em 2 de abril.

O secretário ressalta que diferentes cenários de evento – como o de manifestações maiores do que as do torneio-teste – foram traçados pelas autoridades para que o evento ocorra de forma tranquila. “Existem planos de cordão de segurança maiores. Está tudo bem preparado. O direito de as pessoas chegarem ao estádio tem de ser preservado”, acrescenta.

Dentro do plano de mobilidade do evento está o aumento da área de estacionamento para veículos credenciados nas Avenidas Antônio Abrahão Caram, Coronel Oscar Paschoal e C, em volta do Mineirão. “Ela será um pouquinho maior, porque a previsão de veículos é muito maior do que na Copa das Confederações. Tanto é que teremos uma área de vagas muito grande nas avenidas do entorno do estádio”, explica o assessor extraordinário para a Copa do Mundo da Polícia Militar, coronel Antônio Bettoni. Só serão autorizados veículos de apoio como vans e ônibus de patrocinadores e parceiros Fifa, e carros particulares de representantes da entidade máxima do futebol e do estado. “Dentro do Mineirão, a restrição para estacionar será muito grande. Talvez de 80 a 120 veículos apenas”, acrescenta Bettoni.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)