(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sem orientação, moradores do Aarão Reis preferem usar a antiga linha de ônibus

Com medo de ficar muito tempo no trânsito, população não adere à Linha 734


postado em 13/04/2014 06:00 / atualizado em 13/04/2014 07:26

Contraste no dia de ampliação do BRT: enquanto ônibus da Linha 734 circulavam com poucos passageiros, filas se formavam nos terminais de embarque da Estação São Gabriel (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press )
Contraste no dia de ampliação do BRT: enquanto ônibus da Linha 734 circulavam com poucos passageiros, filas se formavam nos terminais de embarque da Estação São Gabriel (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press )

O primeiro dia de funcionamento da Linha 734 do BRT/Move (Estação São Gabriel/Aarão Reis via Minaslândia) foi marcado principalmente pela falta de informações. O motorista Antônio de Oliveira Reis trabalhava na extinta Linha 5508 e contou que costumava levar pelo menos 25 passageiros até o Centro em cada viagem. Ontem, no início da operação da linha alimentadora, pouca gente se arriscou a embarcar no novo serviço. “Fiz quatro viagens até agora e o número máximo de pessoas que transportei não passou de 10. Os passageiros não receberam orientações e ficaram com medo de levar muito tempo para chegar ao Centro”, disse. Acrescentou que a divulgação foi insuficiente e deixou as pessoas desconfiadas. “Não divulgaram direito. Só ontem colocaram um papel nas placas dos pontos. As pessoas preferiram embarcar nos ônibus da Linha 1502, que continua fazendo o trajeto até o Centro”, explicou.


O percurso entre um ponto de embarque no bairro, na Rua 1.093 até a Estação São Gabriel durou 13 minutos. No ônibus vazio, apenas três passageiros. Entre eles a balconista Elaine do Pilar Silva , que não aprovou a mudança. Nos ônibus comuns que operavam na antiga linha ela gastava cerca de uma hora para chegar ao trabalho. Com o novo sistema, ela afirmou que gasta quase o mesmo tempo, tendo ainda o desconforto de ter que mudar de ônibus, correndo de um ponto ao outro dentro da estação. “O 734 gasta cerca de 10 minutos para chegar até a estação. O BRT leva mais 30 até o Centro, e se não chegar na hora da saída do Movee, ainda tenho que esperar entre 10 e 15 minutos. Acabo gastando o mesmo tempo da antiga linha, é muito fora de mão”, reclama.


Outro ponto negativo apontado pelos usuários da 734 foi o tempo de intervalo entre uma viagem e outra. Aos sábados, domingos e feriados, ele circula de meia em meia hora e nos dias úteis de 20 em 20 minutos. Para a promotora de vendas Silvânia Trindade Osório é um tempo extenso demais, principalmente aos sábados, quando o comércio funciona normalmente. “Há uma semana uso o BRT, mas ainda é preciso muitas adequações. Esse tempo de espera da 734 é muito grande. Se perder um ônibus, o outro custa a passar. Daí é melhor ir no 1502 que vai direto para o Centro e passa mais rápido”, afirma.

MENOS TEMPO DE ESPERA
A exemplo do que fez no dia de inauguração do BRT, em março, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) esteve ontem na Estação São Gabriel e fez uma viagem até a Avenida Paraná, no Centro. Lacerda afirmou que à medida em que forem implantadas novas linhas alimentadoras e troncais e aumentado o número de ônibus do BRT/Move o tempo de espera deverá cair bastante. “Quando estiver operando com capacidade total poderemos ter ônibus de dois em dois minutos nas estações de transferência”, afirmou. Ele informou ainda que a partir de agora e até a operação completa do sistema a cada semana novas linhas entrarão em operação.
Durante a visita, o prefeito revelou que a PBH fez uma pesquisa de opinião com usuários sobre o primeiro mês de funcionamento do Move. Segundo ele, 85% dos passageiros aprovaram o novo meio de transporte, sendo que 10% são pessoas que têm renda alta e curso superior. O prefeito afirmou ainda que no próximo dia 26 haverá, em parceiria com o governo estadual, a inclusão das linhas metropolitanas ao sistema. Os coletivos farão paradas na Estação São Gabriel, nas estações de transferência da Cristiano Machado e em dois terminais reservados nas avenidas Paraná e Santos Dumont, no Centro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)