(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guardas municipais participam de marcha no Centro de Belo Horizonte

Profissionais da categoria seguem da Praça Sete para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais


postado em 11/04/2014 11:54 / atualizado em 11/04/2014 14:02

Cerca de 150 guardas municipais de Belo Horizonte, região metropolitana e outras cidades mineiras participam de uma manifestação na manhã desta sexta-feira no Centro da capital. O evento, chamado de “Marcha Azul Marinho”, é realizado pela primeira vez em BH. Segundo a página do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais (Sindguardas-MG), os agentes de segurança municipal se concentraram na Praça Sete e de lá seguem para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde participarão de um seminário. A categoria reivindica reconhecimento e regulamentação de suas atividades.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que foi anunciada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) e a uma comissão de guardas uma série de medidas que vão resultar em ganhos para a Guarda Municipal. Os benefícios atendem aos três itens da pauta prioritária apresentada pelo Sindibel à PBH. “O primeiro item contemplado foi a retirada do artigo do Estatuto da Guarda Municipal que veda a filiação sindical. A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem alteração no salário, foi outra reivindicação atendida pela prefeitura O terceiro item da pauta, o pagamento de Adicional de Periculosidade, também foi aprovado pela Prefeitura. O índice será de 30%, sendo 15% incorporado aos salários a partir de  setembro de 2014 e 15% em setembro do ano seguinte”, diz a nota.

A prefeitura também sinalizou positivamente para outras reivindicações, como a realização de concurso público para seleção de 200 guardas e a contratação de empresa para a realização do processo seletivo interno necessário para a promoção prevista no plano de carreira. A Prefeitura também informou que a questão do armamento da Corporação está sendo analisada pelo prefeito e pela Secretaria Municipal de Segurança.

“Outras reivindicações, que envolvem análises mais complexas, como reajuste na Gratificação por Disponibilidade Integral (GDI), equiparação salarial com os órgãos de segurança do Estado, pagamento de adicional noturno, aumento no valor do vale-lanche e seguro de vida serão levadas à Mesa de Negociação Sindical, um canal de discussão permanente instituído pela Prefeitura, que reúne representantes do Executivo e do funcionalismo”, finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)