(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério Público denuncia homem que comercializava animais silvestres em Minas

Crime foi registrado em 2011, em Congonhas, quando o suspeito transportava cerca de 116 pássaros rumo ao Rio de Janeiro. Animais passavam frio, fome e sofriam maus tratos


postado em 02/04/2014 15:19 / atualizado em 02/04/2014 16:27

Um comerciante do Rio de Janeiro foi denunciado pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais por comércio ilegal de aves silvestres. O caso aconteceu em outubro de 2011, quando Válter Nélio Eymael Júnior, transitava em seu carro durante a madrugada pela contramão da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Congonhas, Região Central de Minas, com 116 pássaros da fauna silvestre brasileira ameaçados de extinção e sem autorização do Ibama.

De acordo com o ministério, os animais apreendidos estavam acondicionados em péssimas condições e sofrendo maus tratos. Foram recolhidos 98 papagaios verdadeiros, um papagaio galego, 15 araras Canindé e 2 araras vermelhas. Algumas caixas continham até 22 pássaros cada, e eles passavam frio e fome. Duas araras morreram. Na época, o suspeito confessou o crime, disse que adquiriu as aves em Montes Claros e que iria levá-las para a capital fluminense, mas foi liberado. O suspeito já foi preso outras duas vezes, em 2007 e 2009, por crimes ambientais. Ele também vendeu pássaros durante cinco anos e respondeu processo pelo crime. De acordo com o Ministério Público, a pena para o crime de comércio ilegal de aves da fauna brasileira ameaçadas de extinção varia entre meses e um ano e meio de prisão. Já o crime de maus tratos vai de três meses a um ano de reclusão. O acusado também estará sujeito a cumprir medidas de compensação ambiental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)