(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Piso da pista exclusiva do BRT/Move da Antônio Carlos é substituído

Placas de concreto estão sendo trocadas. Segundo PBH, piso é antigo e reparo não terá custo extra


postado em 25/03/2014 06:00 / atualizado em 25/03/2014 10:22

Operários trocam placa de concreto na Antônio Carlos: prefeitura descarta atraso em cronograma(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press )
Operários trocam placa de concreto na Antônio Carlos: prefeitura descarta atraso em cronograma (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press )

A dois meses do prazo final para a operação total do BRT, parte da pista exclusiva para os ônibus na Avenida Antônio Carlos está sendo refeita. Operários de uma empresa terceirizada pela Prefeitura de Belo Horizonte estão retirando blocos de concreto na faixa destinada ao Move próximo ao Viaduto São Francisco, na Pampulha. Um dos homens que trabalhava na obra informou que o reparo era feito devido a trincas.

Responsável pelas obras do Move, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que as atividades estão previstas no contrato com a empresa nas “cláusulas de garantia do pavimento rígido”. Por meio de nota, a Sudecap explicou que os operários substituíram algumas placas de concreto não adequadas “sem custos adicionais e sem prejuízos significativos nos cronogramas já anunciados”. Segundo a pasta, as placas foram instaladas há mais de cinco anos, sendo necessário o reparo. Em maio do ano passado, a empreiteira contratada para a construção das estações do BRT também quebrou a pista no trecho, que antes era de asfalto, retirado para a instalação do piso de concreto.


A Sudecap negou que os reparos tenham relação com desníveis nas plataformas de embarque que foram constatados em pelo menos três estações em testes feitos no corredor na semana passada. Na ocasião, a BHTrans informou que a altura dos veículos é de 95 centímetros, mas degraus de até meio palmo de altura foram percebidos nos pontos de transferência. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte não confirmou se novas alterações serão feitas na via por causa dos desníveis nas plataformas.

Ontem, durante evento de sustentabilidade, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, descartou qualquer novo atraso no cronograma por conta de mudança do pavimento. Ele disse que não poderia divulgar datas de novas etapas do sistema, mas voltou a garantir que o BRT estará em funcionamento pleno até o fim de maio.

Nova mudança no trânsito
Os motoristas devem se preparar para mais uma mudança no trânsito. A partir de hoje, a conversão da Avenida João Pinheiro para a Rua dos Guajajaras, sentido Praça da Liberdade/Praça Afonso Arinos, será proibida (veja acima). A intervenção diminuirá um tempo semafórico. As alterações fazem parte do pacote de melhorias de circulação do BRT na área central. Os motoristas que desejam seguir para a Rua dos Guajajaras passando pela Avenida João Pinheiro devem pegar a Rua Goiás à direita, na nova alça construída na Praça do Teatro da Cidade, e em seguida pegar a Rua Guajajaras à direita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)