(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP suspende venda de comida em cinco supermercados de Mantena

Em vistoria da Vigilância Sanitária foram encontrados desde equipamentos enferrujados e em mau estado de conservação, até produtos atingidos por enchentes e sujos de lama. Também havia insetos mortos e fezes de roedores nos alimentos


postado em 07/02/2014 13:00 / atualizado em 07/02/2014 13:13

Produto apreendido em um dos supermercados em Mantena(foto: Vigilância Sanitária)
Produto apreendido em um dos supermercados em Mantena (foto: Vigilância Sanitária)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) suspendeu a venda de produtos alimentícios em cinco supermercados da cidade de Mantena, no Vale do Rio Doce. A Vigilância Sanitária constatou irregularidades em lojas do Almeida, Valente (matriz e filial), União e Valente. Os comércios estavam vendendo produtos com vício de qualidade, principalmente devido às péssimas condições dos depósitos de armazenamento.

Fica proibido o fornecimento de produtos alimentícios, águas minerais, bebidas alcoólicas, produtos em seus açougues e padarias. De acordo com o MPMG, durante inspeções realizadas em janeiro, foram encontrados desde equipamentos enferrujados e em mau estado de conservação, até produtos atingidos por enchentes e sujos de lama. Também havia insetos mortos e fezes de roedores nos alimentos. Alguns produtos foram encaminhados para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que confirmou a impropriedade do material para o consumo.

Diante da gravidade da situação, dois promotores de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte estão acompanhando o processo administrativo instaurado contra os estabelecimentos e auxiliando a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Mantena nas investigações.

Alvará

Se os supermercados quiserem voltar a funcionar normalmente, terão que resolver as irregularidades apontadas e obter alvará da Vigilância Sanitária. Além disso, precisarão comprovar que os produtos alimentícios - incluindo as bebidas alcoólicas e águas minerais expostos ao consumo nas gôndolas ou acondicionados nas câmaras frias e no depósito - não tenham sido atingidos ou danificados por inundação. Mantena, a 450 quilômetros de Belo Horizonte, sofreu estragos na noite de Natal de 2013 por causa da chuva. Centenas de pessoas ficaram desabrigados e as redes de telefonia fixa e celular foram interrompidas.

Os supermercados União, Almeida e Valente pagarão multa diária de R$ 70 mil caso descumpram a determinação. Já o supermercado Valente, terá que arcar com multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento. Segundo a promotoria de Justiça local, não há riscos de desabastecimento de produtos no município pois outros supermercados da cidade continuam prestando seus serviços e fornecendo suas mercadorias normalmente. Além do processo administrativo, o MPMG instaurou inquérito civil para responsabilizar os proprietários dos supermercados por dano moral coletivo.

Cidade alagada no dia 26 de dezembro depois de fortes chuvas na região (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG )
Cidade alagada no dia 26 de dezembro depois de fortes chuvas na região (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)