(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CATAS ALTAS E SÃO SEBASTIÃO DA BELA VISTA

Conheça as cidades que foram cenários de duas fotos finalistas do Paisagens Mineiras

Bicame de Pedra de Catas Altas e o cotidiano da área rural de São Sebastião da Bela Vista conquistam um lugar na penúltima seletiva do concurso que revela as riquezas do estado


postado em 28/01/2014 07:55 / atualizado em 28/01/2014 08:07

O Bicame de Pedra foi construído em 1792 e transportava águas por vários quilômetros para fazendas e pontos de mineração. Hoje restam 150 metros(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)
O Bicame de Pedra foi construído em 1792 e transportava águas por vários quilômetros para fazendas e pontos de mineração. Hoje restam 150 metros (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)


Boas condições de luz, composição e equipamento de qualidade podem ser atributos que resultem em belas fotografias, mas nada como a inspiração de quem dá o clique para conferir o diferencial à imagem. Essa qualidade não faltou a Megaron da Mota e Marley Mello, autores das fotos vencedoras da terceira seletiva do Paisagens Mineiras, concurso realizado há quatro edições pelo Estado de Minas, com patrocínio da Petrobras. O aqueduto de pedras construído no século 18 em Catas Altas, na Região Central, e a zona rural de São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas, além de ser eleitos pelos internautas como as cenas mais belas dessa etapa, são joias do estado que merecem ser garimpadas.

A 118 quilômetros da capital, no Circuito do Ouro, Catas Altas é um lugar para, literalmente, apaixonar-se à primeira vista. É impossível não se render ao belo cenário que dá boas-vindas ao turista: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do século 18, e as singelas casinhas coloridas do Centro Histórico emolduradas pela imponente Serra do Caraça. Sentar-se no adro da igreja e admirar o passar das nuvens pelo Pico dos Horizontes já proporciona belos momentos para guardar na memória.

Ainda dentro da cidade, além do casario colonial, é ícone a charmosa Capela de Santa Quitéria, outro templo do século 18 e um dos pontos preferidos pelos turistas para fotos devido à sua privilegiada localização, no alto de uma colina. Conheça também a sede da Aprovart (Associação dos produtores de vinho, agricultores familiares e outros produtos artesanais de Catas Altas). O vinho artesanal – de uva ou de jabuticaba – é uma tradição perpetuada na cidade há gerações. Por isso não estranhe se encontrar, pela caminhada, uma placa com os dizeres “vende-se vinho” pendurada nas portas. Uma boa época para saborear a iguaria, além de curtir as baixas temperaturas que geralmente são registradas nessa época, é durante a Festa do Vinho, promovida anualmente no mês de maio.

Marley Mello clicou um dos símbolos da cidade de Catas Altas(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)
Marley Mello clicou um dos símbolos da cidade de Catas Altas (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)
A nove quilômetros da sede está o bicame de pedra retratado pelo fotógrafo Marley Mello. Construído em 1792 por escravos, o aqueduto transportava água da Serra do Caraça até Brumado, onde o ouro era extraído e lavado. Hoje, restam 100 metros do impressionante monumento, que conta com uma escadaria de acesso à sua parte superior e um arco que se assemelha a um portal. De fácil acesso, o local também é ponto de partida para explorar poços e cachoeiras.

Destino mais popular na região, o Santuário do Caraça é também patrimônio de Catas Altas, embora a porta de entrada seja antes do trevo do município. Programa para toda a família, o local reúne atributos naturais, históricos e religiosos que justificam a sua fama. Para ser desbravado em diversas visitas.

Tesouros escondidos

O Sul de Minas é famoso por suas águas abundantes, plantações de café, clima ameno e, é claro, o inconfundível sotaque. No entanto, além de suas cidades mais icônicas (para citar alguns nomes, São Gonçalo, Caxambu, Três Corações e Poços de Caldas), há diversas pequenas localidades que merecem um olhar mais aguçado do viajante que põe o pé na estrada pela região. Com o objetivo de mostrar essas belezas ainda pouco divulgadas, Megaron Mota, morador de São Sebastião da Bela Vista, inscreveu uma bucólica imagem de sua terra no concurso Paisagens Mineiras.

Megaron Mota conseguiu captar a luz e a simplicidade da cena rural em São Sebastião da Bela Vista(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)
Megaron Mota conseguiu captar a luz e a simplicidade da cena rural em São Sebastião da Bela Vista (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM/DA Press)
Tirada na área rural do município, onde pequenas fazendas mostram a riqueza daquelas terras, a foto revela o cotidiano do homem do campo, algo que talvez passe longe da percepção de quem vive nas grandes cidades e, justamente por esse motivo, possa ser um atrativo e tanto de viagem. Prosear com quem ali vive e, não raro, ser convidado para uma xícara de café, é uma amostra grátis da hospitalidade mineira (ainda que tal termo soe como um já batido clichê). Para percorrer as estradas de terra, moto ou bicicleta são transportes que prometem adrenalina, belas paisagens e, há quem diga, o mais bonito pôr do sol do estado. Durante o ano, inclusive, o município sedia competições de motocross cada vez mais populares entre os adeptos da modalidade. E se o assunto é esporte radical, a cidade entra no circuito nacional de voo livre com a pista montada no alto da Serra Velha ou Serra do Paredão, situada no limite entre São Sebastião e Santa Rita do Sapucaí (ambas as cidades reivindicam a “paternidade” do local, numa acirrada rivalidade). São 1,4 mil metros de altitude, uma vista de deixar boquiaberto e toda a paz para quem quer descansar a mente. Os voos são coordenados pela equipe do Clube Sul Mineiro de Voo Livre, cuja sede fica em Santa Rita.

Assim como toda cidade do interior mineiro, a religiosidade da comunidade de São Sebastião é forte e se manifesta em festas como a do padroeiro, promovida no mês de janeiro com novenas, barraquinhas e procissões iluminadas. Para participar da quarta e última seletiva do Paisagens Mineiras, as fotos devem ser enviadas até 5 de fevereiro, para o site www.paisagensmineiras.com.br. No endereço eletrônico o internauta também participa da votação e acessa o regulamento do concurso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)