(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cenas de tranquilidade no interior são as mais novas finalistas do Paisagens Mineiras

Agora só resta mais uma etapa de seleção, Concurso que está em sua quarta edição, é uma realização do Estado de Minas com patrocínio da Petrobras


postado em 25/01/2014 06:00 / atualizado em 25/01/2014 07:51

Bucolismo de uma cena rural ao entardecer garantiu a foto de Megaron entre as oito finalistas do Paisagens Mineiras(foto: Megaron da Mota/Divulgação)
Bucolismo de uma cena rural ao entardecer garantiu a foto de Megaron entre as oito finalistas do Paisagens Mineiras (foto: Megaron da Mota/Divulgação)

A lista das fotografias finalistas do concurso Paisagens Mineiras acaba de ganhar imagens das cidades de São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas, e Catas Altas, na Região Central. Produzidas, respectivamente, pelos fotógrafos Megaron da Mota e Marley Mello, as fotos eleitas pelos internautas revelam cenas de bucolismo e da rica história das Gerais. O concurso Paisagens Mineiras, que está em sua quarta edição, é uma realização do Estado de Minas com patrocínio da Petrobras.

Megaron da Mota, de 33 anos, mudou-se de São Paulo para São Sebastião da Bela Vista, a 373 quilômetros de Belo Horizonte, ainda na infância. Divulgar e desbravar as belezas da terra é um de seus hobbies, que desde o ano passado se transformou em algo mais que diversão. Filho de cineasta, Megaron sempre conviveu com o universo das câmeras, tendo desenvolvido desde jovem o gosto por imagens.

A vontade de se profissionalizar ganhou incentivo a mais com a participação do concurso. “Acho que a fotografia está no sangue. Tentei mexer com outras coisas, mas agora quero seguir com esse trabalho. Enviei apenas uma foto para o concurso e deu certo. Foi uma coisa muito boa para mim e para a cidade.”

A imagem clicada por Megaron durante um passeio de moto mostra uma carroça contra a luz, parada na estrada de terra, sob um belo pôr do sol. “Quase perdi a cena porque o cavalo começou a andar. A luz estava linda. Para mim, aqui tem um pôr do sol fascinante”, recorda.

Bicame construído pelos escravos no século 18 foi a inspiração para a imagem do fotógrafo Marley classificada para a final(foto: Marley Mello/Divulgação)
Bicame construído pelos escravos no século 18 foi a inspiração para a imagem do fotógrafo Marley classificada para a final (foto: Marley Mello/Divulgação)


Ao se inscrever no concurso, o participante deve indicar uma instituição educacional ou filantrópica, localizada na cidade em que a imagem foi feita, para receber a doação de um kit multimídia, além da assinatura digital semestral do EM. A entidade eleita por Megaron foi a Associação Leão de Judá, localizada no Sítio do Tanquinho, que atende dependentes químicos da região. Com capacidade para 24 internos, a instituição conta hoje com apenas oito pessoas, pois ainda está em fase de estruturação. “Não temos nenhuma fonte de renda, a não ser doações. A casa ainda está sendo montada, por isso temos poucos alunos”, explica o diretor Olavo Vieira.

A entrega do kit foi acompanhada por membros da comunidade evangélica que apoia a instituição. Segundo Megaron, sua proposta é montar um pequeno documentário sobre a entidade, em parceria com seu pai, Tércio Gabriel da Mota, que é pastor, para divulgar o trabalho ali realizado. “Acompanhamos o projeto desde o início, há dois anos, e queremos ajudar, pois é muito importante”, fala Tércio.

Dirigente da Associação Leão de Judá recebe o kit multimídia(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM )
Dirigente da Associação Leão de Judá recebe o kit multimídia (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM )
MANHÃ FESTIVA
Em Catas Altas, a 118 quilômetros de BH, a equipe do Paisagens Mineiras foi recebida com festa organizada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Das mãos de Marley Mello, morador de João Monlevade, o diretor da Escola Municipal Agnes Pereira Machado, Otaviano Lúcio de Magalhães, recebeu o kit multimídia que dará suporte às atividades desenvolvidas com os 400 alunos.

O diretor ressaltou a importância não só da doação, mas também da divulgação do patrimônio do município. “Na escola, promovemos um projeto de valorização do patrimônio e o bicame, que está na foto, é uma de nossas riquezas. Para nós é muito importante ver nossas belezas chegando a pessoas de todo o estado.” Presente na cerimônia, o prefeito Célio Morais de Castro também ressaltou a contribuição do concurso para o turismo de Catas Altas. “Estamos tentando fortalecer o turismo na região, para que seja uma fonte de renda para os moradores. Mostrar o que temos para oferecer é uma ótima oportunidade.”

Escola Municipal Agnes Pereira Machado também foi contemplada(foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM )
Escola Municipal Agnes Pereira Machado também foi contemplada (foto: Sérgio Amzalak/Esp. EM )
Não é a primeira vez que Marley, de 43, aparece no Paisagens Mineiras. Ele foi um dos finalistas da terceira edição do concurso, com uma foto de Ipoema, também na Região Central. Sua história na fotografia começou quando era contador de uma loja especializada do ramo. O interesse foi surgindo com o passar do tempo e logo veio a vontade de se dedicar apenas à carreira de fotógrafo.

A visibilidade conferida pela participação do concurso o motivou a buscar novamente o grande prêmio. “Saí de casa com o objetivo de fazer a foto que enviaria para o concurso. Gosto muito de Catas Altas. A cidade tem muitas belezas, mas resolvi mostrar bicame por ser uma paisagem diferente, além de ter ao fundo a Serra do Caraça, bastante representativa para Minas Gerais.” Localizado a 12 quilômetros do Centro, o bicame é um aqueduto erguido em 1792 pelos escravos. A sua função era captar as águas da Serra do Caraça e conduzir até Brumado, onde era feita a extração e lavagem do ouro.

Ao final das quatro seletivas do concurso, os internautas vão decidir quem será o vencedor da quarta edição do Paisagens Mineiras entre os oito classificados. O vencedor levará para casa uma câmera Canon EOS 5D Mark II. Todas as fotos finalistas vão compor uma revista especial e uma exposição. Para participar da quarta e última seletiva, as fotos devem ser enviadas até 5 de fevereiro, por meio do site www.paisagensmineiras.com.br, onde o internauta também acessa o regulamento e participa da votação. Para concorrer à categoria Instagram, que vai premiar com uma câmera tipo lomo, as fotos devem ser enviadas com a hashtag #paisagensmineiras para a rede social de celular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)