(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abertas as inscrições para o concurso Paisagens Mineiras

Quarta edição do concurso que premia melhores fotos de bens materiais e imateriais do estado já está aberta. Vencedores de seletivas podem escolher instituição para ganhar kit multimídia


postado em 12/10/2013 13:02

"Recebi menção de aplauso de Itabira e fui homenageado também na minha cidade, João Monlevade" - Marley Mello,vencedor de seletiva em 2012 (foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A PRESS)
Passeie pelas estradas mineiras da Serra da Mantiqueira, percorra sem pressa os sertões de Guimarães Rosa e ande mais devagarinho ainda pelas trilhas da Serra do Cipó. Ponha o pé no vasto chão do Vale do Jequitinhonha. Dê uma volta no cerrado e, navegue nas águas do Velho Chico. Visite lagos, lagoas e reservas florestais. Conheça as cidades e a gente de cada lugar das Gerais. Experimente todos os sabores, não fuja dos aromas nem estranhe os sotaques. Faça essas viagens com uma boa câmera fotográfica nas mãos e com os cinco sentidos ligados. Eternize o que seu coração mandar: uma paisagem, um prato típico, uma obra de artesanato, os traços ou a expressão de um rosto, uma casa, um pássaro, uma pedra, uma caverna, um córrego ou uma cachoeira uma flor ou o voo de uma borboleta.

Esse seu olhar, gravado no visor da câmera, pode ser uma imagem selecionada para concorrer a prêmios na quarta edição do Concurso Paisagens Mineiras, promoção dos Diários Associados com patrocínio da Petrobras, que premira participantes e instituições educacionais ou assistenciais. Na terceira edição, em 2012, foram mais de 4,6 mil imagens inscritas no site www.paisagensmineiras.com.br – além de outras 2,5 mil na categoria Instagram – e o vencedor foi o estudante Rick Mazzinchy, de 19 anos, com a foto de um final de tarde na Pampulha. Ele chegou à final com os votos de mais de 12 mil internautas. “Escolhi a Pampulha porque é um lugar que eu frequentava. Era um dia chuva. Esperei o céu abrir e fiz várias fotografias e escolhi o que achei melhor.”

A imagem mostra que Rick estava com todos os sentidos em alerta, pela beleza e riqueza de detalhes. A quarta edição do concurso tem novidades para agraciar a criatividade dos participantes. São seis as categorias, além da especial Instagram: Cidades Históricas, Natureza, Cultura e Artesanato, Paisagens Urbanas e Cozinha Mineira. Um universo de propostas para nenhum tipo de olhar ou sutileza ficar de fora do compartilhamento de milhares de pessoas. As fotos serão avaliadas e votadas em quatro seletivas: a primeira, já iniciada, vai até dia 23 deste mês; a segunda, de 24 deste mês a 27 de novembro; a terceira, de 28 de novembro a 1º de janeiro; a última, de 2 de janeiro a 5 de fevereiro.

A proposta da categoria Cidades Históricas contempla o legado de muitas gerações, retratado na arquitetura, em monumentos, no regionalismo e na religiosidade do povo, esse legado está vivo nas cidades históricas de Minas. Privilegia a profundidade do olhar sobre igrejas, construções, monumentos públicos, coretos, casario, oratórios, peças sacras, personagens. A categoria Natureza estimula a percepção de parques e reservas naturais, vegetação, montanhas, cachoeiras, fauna e flora.

Cultura e Artesanato propõe a busca da graça e da poesia expressas pelas mãos, olhos em criatividade dos mineiros. A identidade que se de práticas culturais, traduzidas em festas pagãs, manifestações religiosas, representações folclóricas, além de produtos artesanais típicos da cultura mineira. Paisagens Urbanas premia o melhor resultado das lentes apontadas pequenas e médias cidades e os grandes centros urbanos. A categoria permite, entre outras possibilidades, a procura de imagem representativas de tendências, desde o barroco às linhas da modernidade e da ousadia contemporânea. Já Cozinha Mineira é para não deixar de lado o talento culinário mineiro, desde a oferta de produtos em feiras livres ao preparo de iguarias em fornos e fogões.

Rick Mazzinchy, o grande vencedor de 2012, recomenda a participação: “É muito bom. A repercussão é grande”. Marley Mello, vitorioso em uma das seletivas do ano passado, ganhou mais do que projeção: “Minha foto foi feita em Ipoema, distrito de Itabira, e recebi uma moção de aplauso do município. Fui homenageado também em minha cidade, João Monlevade, e por isso acho importante a participação no concurso”.

Sandro Fernandes, também ganhador de seletiva, fala de suas recompensas: “É indescritível o resultado. Foram tantas coisa boas e minha cidade, Japaraíba, no Centro-Oeste de Minas, ficou orgulhosa. A câmera com a qual Sandro clicou a imagem vencedora foi furtada em uma festinha, mas isso não o preocupa: “Vou correr atrás para participar de novo. Mesmo se não conseguir outra câmera, tenho algumas fotos com as quais posso concorrer”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)