(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva causa estragos em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

Pelo menos 40 famílias ficaram desabrigadas por causa das chuvas


postado em 18/12/2013 06:00 / atualizado em 18/12/2013 07:33

(foto: Tico Neves/Divulgação)
(foto: Tico Neves/Divulgação)


O excesso de chuvas provoca estragos em Capelinha, de 36,7 mil habitantes, a 427 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre a tarde de segunda-feira e ontem choveu na cidade 217,4 milímetros, precipitação maior do que a média histórica de chuvas no município de dezembro, que fica entre 170 e 200 milímetros. Na manhã de ontem, o fornecimento de água foi suspenso por causa do rompimento de adutora do Córrego Ribeirão do Sena. A Copasa pediu à população para economizar água e ainda não tem previsão de quando o abastecimento será normalizado.

Ontem à tarde, a Defesa Civil Municipal de Capelinha contabilizava 40 famílias desabrigadas por causa das chuvas, que deixaram marcas de destruição em diversos pontos da cidade. Duas casas desabaram e diversos muros caíram, mas não houve vítimas. As áreas mais atingidas são a região central da cidade e os bairros Vila Operária, Piedade, Aparecida e Água Santa. Na rua Inácio Murta, no Bairro Água Santa, a força da enxurrada provocou uma grande cratera, que “engoliu” um poste de energia.

(foto: Jota Reis/Divulgação)
(foto: Jota Reis/Divulgação)
A zona rural do município também foi atingida, com várias comunidades isoladas devido às péssimas condições das estradas e queda de pontes. A estrada que liga Capelinha a Itamarandiba foi interditada na tarde de ontem. A ponte sobre o Rio Itamarandiba, situada no povoado de Ponte Nova, a 15 quilômetros de Capelinha, teve o aterro levado pela enchente. O trânsito também foi interrompido na estrada que liga Capelinha ao município vizinho de Água Boa. O município está em estado de emergência.

Os temporais também provocaram estragos em cidades da Região Norte do estado. Rio Pardo de Minas, a 681 quilômetros de Belo Horizonte, é uma delas. A prefeitura ainda tenta recursos para a recuperação dos danos provocados por um temporal que desabou sob a cidade em 28 de novembro. Na zona rural do município, pontes foram destruídas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)