(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiscalização não acompanha aumento da frota de veículos em BH

Desde meados da década de 1980, relação entre número de veículos e agentes de trânsito em BH passou de um fiscal a cada 333 automóveis para um a cada 1,4 mil veículos. Resultado é o desrespeito às leis em toda a capital, por motoristas certos da impunidade


postado em 05/12/2013 06:00 / atualizado em 05/12/2013 07:37

Além de fiscalizar pouco, poder público dá mau exemplo no centro(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Além de fiscalizar pouco, poder público dá mau exemplo no centro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Uma Belo Horizonte sem lei. É assim que o trânsito da capital se apresenta para quem se aventura a dirigir por vias sem fiscalização eficiente. Para as 14 mil ruas e avenidas existentes na cidade há apenas 1.096 agentes, somados militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da PM, guardas municipais e funcionários da BHTrans, esses últimos sem autonomia para multar. O resultado do baixo efetivo são irregularidades cometidas a qualquer hora e em qualquer lugar, por motoristas cada vez menos preocupados em ser punidos.

Não é para menos: enquanto a frota da cidade não para de crescer, o número de fiscais de trânsito só diminui. Em 1986, a capital tinha 1.200 servidores monitorando um total de 400 mil veículos, ou um fiscal para cada 333 unidades. Hoje, há 1 milhão e 565 mil carros, motos, caminhões e ônibus na capital, média de cerca de 1.400 unidades para cada agente público. Uma relação que piora continuamente, pois todos os dias 183 automóveis começam a circular em BH, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para piorar, as flutuações da frota em áreas mais sensíveis às questões de trânsito, como a central, não são acompanhadas de reforço no efetivo. Em dezembro, por exemplo, com a estimativa de pelo menos 540 mil automóveis rodando pela Região Centro-Sul devido às festividades de fim do ano, o número de fiscais deve ser mantido. A consequência dessa situação foi constatada pela equipe do Estado de Minas, que percorreu vias do Hipercentro, da Região da Savassi e da área hospitalar, onde motoristas desrespeitam as leis sem medo. Em 20 pontos visitados foram encontrados carros e motos estacionados em calçadas, pontos de ônibus e locais de carga e descarga, além de veículos em estacionamento rotativo sem o talão. Em nenhum dos lugares havia agente de trânsito.

A ausência de fiscalização é facilmente observada por quem anda pelas ruas da capital, onde motoristas não se constrangem ao driblar as regras de trânsito, já que não veem agentes em ação. É o caso do gerente de Políticas Urbanas da Prefeitura de Contagem Bruno Lopes, de 25 anos, abordado enquanto estava parado em frente a uma garagem na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários. “Falta patrulhamento. O efetivo não acompanha o crescimento da frota da cidade. Eu mesmo estou cometendo uma infração e não tem ninguém me punindo”, constatou.

MÃOS ATADAS

Os responsáveis por órgãos envolvidos na fiscalização confirmam as limitações para vigiar a cidade toda. O BPTran, que conta com 445 militares, diz ter como prioridade o atendimento de ocorrências para dar fluidez ao trânsito, já que é o único a ter autorização para isso. O comandante da unidade, o tenente-coronel Edvaldo Piccinini, explica que, enquanto isso, a Guarda Municipal pode autuar, e a BHTrans cuidar da circulação de veículos. “Na década de 1990, tínhamos 1.300 homens no batalhão. Quando o trânsito foi municipalizado, esse total diminuiu. Não é possível estar na cidade toda.” Segundo ele, a PM faz cerca de 25 mil autuações por mês e mantém equipes para fiscalização de estacionamento rotativo no Centro, além de policiais em viaturas de patrulhamento com a BHTrans. “Como a demanda do trânsito é cada vez mais municipalizada, a tendência é de que o efetivo do BPTran se mantenha”, conclui.

 Também com a competência de multar, a Guarda Municipal conta com uma equipe de fiscais menor ainda: 251 agentes. Deles, cerca de 190 vão às ruas, distribuídos em três turnos ao longo do dia e de madrugada. Parte desse grupo é enviada aos cruzamentos de maior congestionamentos nos horários de pico, além de pontos onde há obras e desvios. A fiscalização é concentrada na Região Central, em ruas próximas à Avenida Afonso Pena, e no entorno da rodoviária. Os outros grandes corredores da capital, de acordo com o gerente de Atividades Especiais da Guarda, Geraldo Rosa de Carvalho, ficam a cargo da BHTrans e do BPTran.

“Seria uma utopia dizer que o efetivo é suficiente. Faz-se o possível, trabalhamos nos pontos críticos. Mas quando somos acionados, mandamos uma equipe para tomar providências. É muita demanda e o efetivo não está à altura”, diz ele, que também ressalta a importância da mudança de mentalidade dos motoristas. “Nós precisamos desenvolver um processo cultural de que a lei tem que ser cumprida, e não só quando há fiscalização. Não há como colocar um agente em cada esquina.”

Impedida de multar desde 2009, a BHTrans informou que seus 400 agentes trabalham em conjunto com guardas municipais e policiais. Eles acompanham algumas ocorrências e são chamados quando é necessário remover o veículo, pois são responsáveis pelo reboque.

 

Multa a carro parado a é mais frequente

Embora as infrações de circulação, como fechamento de cruzamentos ou conversões proibidas, estejam espalhadas por toda a cidade, o principal motivo de multa para os motoristas em BH continuam sendo as vagas de estacionamento. Somente neste ano, a Guarda Municipal e a Polícia Militar registraram 59.350 autuações por esse motivo. O campeão de multas é o rotativo, com 17.546 flagrantes. Mesmo assim, motoristas se sentem à vontade para burlar as regras, até mesmo nos pontos onde teoricamente há mais fiscalização. No Bairro Funcionários, Região Centro-Sul, a equipe do EM encontrou carros sem o talão e outros com o horário vencido. Um deles havia estacionado às 10h30 para um período de meia hora. Às 15h, ainda estava lá.

A situação se repetia na Rua Pernambuco, entre as ruas dos Inconfidentes e Tomé de Souza, na Savassi. “Quando vou ficar de 5 a 10 minutos, não coloco. Às vezes, deixo com o flanelinha a chave e ele troca o rotativo”, conta o comerciante Marcílio Bittencourt, de 53 anos, que assume já ter tomado 10 multas pela infração. Quando para naquele quarteirão, ele confia seu veículo a Adão Gomes da Silva, que lava carros no local há 20 anos. Apesar de lucrar com clientes que pedem para fazer a troca do tíquete, ele critica a falta de fiscalização que resulta em pouca rotatividade nas vagas. “Troco só se passa o fiscal. Mas já tem mais de mês que não passa um aqui. Os motoristas dizem que preferem se arriscar a levar multa, porque o valor é menor que o de um estacionamento, de R$ 280 por mês”, conta.

Apesar da constatação de quem está nas ruas, BPTran e Guarda Municipal informam que a fiscalização é mais frequente no Centro e nos principais corredores da cidade. Mesmo assim, os motoristas dizem quase não ver os agentes. “O pessoal faz o que quer, porque faltam fiscais. Vejo poucos deles por aí”, conta a administradora aposentada Tânia Starling, de 58 anos. O desrespeito traz consequências para quem anda na linha, pois causa congestionamentos, problemas na travessia de pedestres e até mesmo acidentes. De janeiro a setembro, logo após as multas de estacionamento vêm as autuações pelo uso de celular ao volante, com 31.434 flagrantes, e a falta do cinto de segurança, com 12.156.

 

Fiscais de trânsito em BH

BPTran - 445

Guarda Municipais  - 251

BHTrans  - 400

Frota - ,565 milhão de automóveis


Autuações lavradas por agentes em 2013 (jan/set)

Estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo – 17.546

Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga/descarga – 11.915

Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização – 17.311

Dirigir falando ao celular – 31.434

Andar no carro sem cinto de segurança – 12.156

Fontes: Guarda Municipal e BPTran

Autuações lavradas por agentes no ano de 2012

Estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo – 88.783

Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga/descarga – 54.094

Estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização – 56.668
 
Dirigir falando ao celular – 149.095

Andar no carro sem cinto de segurança – 44.316

Fonte: Detran/MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)