(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Páginas do EM são premiadas na Europa

Estado de Minas é o jornal brasileiro que teve mais trabalhos reconhecidos no 15º European Newspaper Award, competição com 211 publicações de 25 países


postado em 19/11/2013 11:47 / atualizado em 19/11/2013 15:24

O Estado de Minas foi o jornal brasileiro mais premiado no 15th European Newspaper Award, um dos principais prêmios internacionais de design de jornal. Foram 12 prêmios de excelência, divididos em sete categorias. Entre os trabalhos reconhecidos estão capas do jornal, capas de cadernos, ilustrações, infografias, fotografias e páginas sobre temas que marcaram 2013, como a renúncia de Bento XVI e a escolha do novo papa, Francisco, e as manifestações de junho no Brasil.


Esta foi a primeira vez que um país não europeu pôde concorrer, sendo o Brasil o convidado de honra. O objetivo foi aumentar a circulação de ideias criativas e revelar conceitos novos e pouco usuais à competição. Segundo o designer alemão Norgert Küpper, fundador e organizador do European Newspaper Award (em parceria com revistas especializadas da Alemanha, Áustria e Suíça), foi uma excelente escolha. "Tivemos um grande número de prêmios para os jornais no Brasil. Eles trazem ideias novas e extraordinárias ao concurso com seu visual forte e maneira de apresentar notícias. Os brasileiros têm ideias interessantes para visualizar o conteúdo." Depois do Estado de Minas, a Folha de S. Paulo, com nove, e o Diário Catarinense, com cinco, foram os periódicos brasileiros mais contemplados.

Para Josemar Gimenez, diretor de Redação do Estado de Minas, o reconhecimento internacional reforça a linha consagrada adotada pela publicação. "Este é um ano muito importante para o Estado de Minas. Logo depois de conquistarmos pela primeira vez o Prêmio Esso de Primeira Página, os prêmios de excelência no European Newspaper Award revelam nossa capacidade de apresentar a notícia de forma clara e atrativa."

Álvaro Duarte, editor de Artes Gráficas, vê nessa inclusão do Brasil uma procura por novos caminhos. "Ao ganharmos tantos prêmios, mostramos que o jeito brasileiro de fazer jornal pode ditar tendências no design", acredita. Para o jornalista, foi um ano fértil para o design no Estado de Minas, que nos últimos anos tem investido ainda mais em páginas diferenciadas no dia a dia, e não apenas em coberturas especiais. As três páginas premiadas na categoria Vaticano são uma prova. "Ganhamos não com as capas da renúncia ou da resolução do conclave, e sim com páginas da véspera. Demos para um assunto ‘commodity’ uma cara especial." O editor-chefe do jornal, Carlos Marcelo, destaca o fato de a premiação representar a importância do trabalho coletivo ao selecionar páginas de diferentes editorias, como Gerais, EM Cultura e Superesportes (esta também na internet, com infográfico sobre o novo Mineirão). "O reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos no calor dos protestos de junho, com capas ousadas e provocativas, também é motivo de satisfação para a nossa equipe", lembra Marcelo.

Em sua 15ª edição, o European Newspaper Award teve a participação de 211 jornais de 25 países. O juri foi composto por 12 jornalistas, pesquisadores e designers da Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Áustria, Grécia e Alemanha. Em reconhecimento às diferenças entre jornais locais, regionais, nacionais e de peridiocidade semanal, os principais prêmios foram concedidos nessas quatro categorias. A cerimônia de premiação será durante o European Newspaper Congress, em Viena, em 5 e 6 de maio de 2014.

Principais prêmios nas páginas do Estado de minas

Este ano, o Estado de Minas foi vencedor de alguns dos principais prêmios de jornalismo do país. O jornal foi contemplado em duas categorias do Prêmio Petrobras: a de Reportagem Cultural, com a série “MBP, música brasileira popular”, assinada por Ana Clara Brant; e a de Responsabilidade Socioambiental do Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais, com a série “Rede de corrupção no seguro da pesca”, de Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro.

A série “Jornalistas assassinados no Vale do Aço”, também de autoria de Mateus Parreiras, Landercy Hemerson, Pedro Ferreira, Guilherme Paranaiba e Junia Oliveira, foi vencedora da 35ª edição do Prêmio Vladimir Herzog na categoria Especial.

No Prêmio Esso, o Estado de Minas venceu na categoria Primeira Página, com a capa em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. De autoria de Álvaro Duarte, Carlos Marcelo Carvalho, Janey Costa, João Bosco Martins Sales, Josemar Gimenez, Júlio Moreira, Ney Soares Filho, Rafael Alves e Renata Neves, a homenagem a Niemeyer foi publicada no dia seguinte à morte do arquiteto.

Publicada entre 25 e 31 de março de 2012, a série de reportagens “Sertão grande” foi a grande vencedora nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo – categoria Jornalismo Impresso. Os repórteres Paulo Henrique Lobato, Luiz Ribeiro e Alexandre Gusanzhe se inspiraram nos 60 anos da viagem de Guimarães Rosa pelo Norte de Minas para publicar sua obra-prima Grande sertão: veredas.

O jornal venceu ainda o prêmio do Banco do Nordeste com a série “O Brasil de Gonzaga”. Escrita por Paulo Henrique Lobato, Luis Ribeiro e Marta Vieira, a série sobre Rei do Baião, Luiz Gonzaga, ganhou a categoria Extrarregional .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)