(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas vence Prêmio Esso de Jornalismo com capa sobre Oscar Niemeyer

Homenagem ao arquiteto, que morreu no final de 2012, foi a vencedora na categoria Primeira Página. Série de reportagens sobre o Rio São Francisco ficou em segundo lugar


postado em 13/11/2013 12:56 / atualizado em 13/11/2013 13:07

Clique para ampliar a image(foto: Arte/EM)
Clique para ampliar a image (foto: Arte/EM)
A capa do Estado de Minas em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer foi a vencedora do Prêmio Esso de de Jornalismo 2013. Os ganhadores foram anunciados nesta quarta-feira. O trabalho estava concorrendo na categoria Primeira Página.

De autoria de Álvaro Duarte, Carlos Marcelo Carvalho, Janey Costa, João Bosco Martins Sales, Josemar Gimenez, Júlio Moreira, Ney Soares Filho, Rafael Alves e Renata Neves, a homenagem a Niemeyer foi publicada em 6 de dezembro de 2012, no dia seguinte à morte do arquiteto, e este ano foi finalista também do Prêmio Libero Badaró.

“Do efêmero ao eterno” é a frase de abertura da capa. Nela, um traço ininterrupto traz o nascimento do menino Oscar, em 15/12/1907, e a arte curvilínea faz expandir o perfil do homem que eternizaria o concreto em forma de poesia. São feitas referências a Brasília e outras obras que carregam o traço de Oscar, como o Sambódromo, no Rio; o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói; e a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

No ano passado, o EM foi finalista na mesma categoria com o trabalho “Meu Caro Chico”. A capa especial foi publicada em 5 de novembro de 2011, quando Belo Horizonte recebeu o show do cantor Chico Buarque. Ela estampou as chamadas de destaque de forma a relatar o que mudou na cidade desde a última passagem do artista pela capital e relacionando os assuntos à sua obra.

A série de reportagens “A Morte Lenta do Velho Chico”, dos repórteres Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro e dos fotógrafos Leandro Couri, Beto Novaes e Solon Queiroz, publicada entre 17 e 20 de fevereiro deste ano, ficou em segundo lugar na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ambiental. As equipes do EM percorreram mais de 4 mil quilômetros ao longo do Rio São Francisco e dos seus afluentes para denunciar a poluição que atinge a bacia do Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e percorre cinco estados brasileiros até desaguar no Atlântico. Andando por terra, de barco e canoa, os repórteres constataram o alto índice de poluição do Rio da Integração Nacional, que sofre com o lançamento de esgoto, dejetos de indústrias e com os agrotóxicos, sendo altamente afetado pelos efeitos da mineração e da agropecuária desenvolvidos de forma predatória. Os flagrantes da poluição do Velho Chico também foram registrados em vídeo.

Ainda no grupo Diários Associados, a reportagem “O Poder da terra”, de Ana Maria Campos e Lilian Tahan, do Correio Brazilense, foi vencedora na categoria Centro-Oeste.

Veja a lista completa dos ganhadores


Telejornalismo Luiz Carlos Azenha e equipe, da Rede Record, com "As crianças e a tortura"

Prêmio Esso de Reportagem Roberto Kaz, José Casado e Glenn Greenwald, por "Na mira dos EUA", O Globo

Fotografia  Victor Dragonetti, o Drago, com "PM ferido afasta agressores", da Folha de S.Paulo

Informação Econômica Demétrio Weber, do jornal  O Globo

Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental Miriam Leitão e Sebastião Salgado,  O Globo

Educação Érica Fraga, da Folha de S.Paulo

Primeira Página
Carlos Marcelo Carvalho e equipe, do Estado de Minas

Criação Gráfica Jornal
Amaurício Cortez e equipe, de O Povo, de Fortaleza (CE)

Criação Gráfica Revista Rafael Quick e equipe, da Superinteressante

Norte/Nordeste
Bruno Albertim, do Jornal do Commercio, de Recife (PE)

Centro-Oeste Ana Maria Campos e Lilian Tahan, do Correio Braziliense

Sul Rogério Galindo e equipe, da Gazeta do Povo, de Curitiba (PR)

Sudeste Luiza Villaméa, da revista Brasileiros


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)