(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Médica critica transferência para dar lugar a estrangeiro em posto de saúde na capital

Laila Gonçalves Machado, de 24 anos, alega ter sido substituída por uma profissional escolhida pelo programa do governo federal Mais Médicos


postado em 22/10/2013 06:00 / atualizado em 22/10/2013 07:04

 A médica Laila Gonçalves Machado, de 24 anos, ainda não sabe quando voltará a trabalhar para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Desde 14 de outubro ela não está mais clinicando no Centro de Saúde Cachoeirinha, no bairro homônimo, na Região Nordeste, porque alega ter sido substituída por uma profissional escolhida pelo programa do governo federal Mais Médicos. Laila afirma que foi contratada em 9 de agosto para uma vaga aberta por um médico que saiu para fazer residência. “Havia duas vagas disponíveis no centro, uma para substituir licença médica e outra um médico que saiu para fazer residência”.

Laila diz que teve aval da gerência para substituir o residente: “Ainda em julho acertei tudo com os recursos humanos e uma perícia médica foi marcada para 6 de agosto. Dois dias depois me apresentei à gerência e em 9 de agosto comecei a trabalhar”, diz ela. Pouco tempo depois recebeu a informação que chegaria um médico concursado para assumir a vaga e que ela seria deslocada para a vaga temporária até o retorno do profissional licenciado. Mas depois Laila afirma que recebeu comunicado de que seria substituída, na verdade, por uma médica formada em Portugal para o Mais Médicos.

Ainda segundo a médica, a gerente do posto alegou que a mudança era irreversível. Depois de transferida para a vaga temporária, ela saiu quando o titular voltou, em 14 de outubro. “Dois centros de saúde entraram em contato comigo e aceitei trabalhar no Bairro Bairro Jardim Vitória. Assinei os papéis para a transferência, mas a vaga ainda não foi autorizada e por enquanto estou fazendo plantões em Sete Lagoas, na Região Central”, completa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a médica foi contratada para ocupar vaga temporária de licença e, quando encerrado o período, ela solicitou uma definitiva na unidade, que era destinada ao Mais Médicos. Ainda segundo a nota, cinco opções de postos de saúde foram oferecidos na mesma regional para que Laila escolhesse, e ela optou pelo Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, no Bairro Jardim Vitória. A secretaria diz ainda que Laila está de licença médica e, assim que concluir um tratamento, poderá começar as atividades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)