(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preso filho adotivo que agredia mãe de 91 anos em BH

Na última sexta-feira, Ricardo socou e arrastou a mãe na porta do prédio onde ela mora, no Vila Paris. Depois de anos de agressões, a idosa entregou o filho para a polícia. Ele é usuário de drogas e tem 18 boletins de ocorrência registrados


postado em 10/10/2013 16:16 / atualizado em 10/10/2013 16:37

A Polícia Civil prendeu o usuário de drogas Ricardo Saraiva Vogt, de 34 anos, suspeito de bater na mãe adotiva, Antonieta Saraiva Vogt, de 91 anos. A idosa, que mora em um apartamento no Bairro Vila Paris, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, sofria agressões constantes do filho e sempre desistia das denúncias na polícia. Na última sexta-feira, Ricardo socou e arrastou a mãe na porta do prédio, agressão que foi registrada pelas câmeras de segurança e vista por vizinhos.

No mesmo dia, Ricardo deixou o edifício enquanto os vizinhos ampararam a idosa. Eles orientaram Antonieta a procurar a polícia para denunciar o filho. Ela foi até a Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa e com Deficiência, no Barro Preto, onde contou tudo para delegada Danúbia Helena Soares Quadros. A idosa pediu uma medida protetiva para tentar afastar o filho agressivo.

Ainda na sexta-feira, a delegada encaminhou a idosa para o exame de corpo de delito, recolheu imagens da câmera do prédio, ouviu testemunhas e tentou conversar com o suspeito. Como Ricardo não compareceu à delegacia e não tem endereço fixo para que os investigadores pudessem encontrá-lo, a delegada instaurou inquérito e encaminhou à Justiça o pedido de proteção.

Ricardo foi intimado a comparecer na delegacia cinco dias depois da denúncia, mas não apareceu. Na terça-feira, Antonieta procurou a delegada pedindo que a reclamação fosse retirada, pois ela queira desistir de acusar o filho. De acordo com Danúbia Helena, a vítima alegou que é sozinha e não queria afastar o filho, no entanto, a delegada acredita que ela estava sendo ameaçada.

A delegada convenceu a idosa a levar Ricardo até a delegacia, em cumprimento à intimação. Na quarta-feira, mãe e filho foram até a unidade policial. Enquanto Ricardo prestava depoimento, Danúbia Helena providenciou na Justiça o pedido de prisão preventiva e, com documento em mãos, prendeu o suspeito ainda dentro da delegacia.

A idosa se sentiu traída e, muito revoltada com a ação da delegada, se voltou contra Danúbia Helena. Mesmo assim, Ricardo continuou preso e vai responder pelos crimes de lesão corporal (até três anos de reclusão), extorsão (até oito anos de prisão) e ameaça (6 meses).

Histórico


De acordo com a polícia, a idosa mora há cerca de oito anos no prédio do Vila Paris. Um sobrinho vive com Antonieta, mas optou por nunca se envolver nas agressões de Ricardo à idosa. O filho aparecia de vez em quando e segundo informações de vizinhos, batia na idosa durante as visitas. A delegada apurou que ele também extorquia dinheiro da mãe, que recebe a pensão do ex-marido e era obrigada a fazer saques de até R$ 10 mil para o filho adotivo.

A Polícia Militar (PM) já esteve na casa da idosa inúmeras vezes para atender ocorrências de agressão. Ricardo tem 18 boletins registrados no seu nome em crimes de agressão contra a mãe e contra um militar, uso de drogas, ameaças e dívidas deixadas para trás. Segundo a polícia, Ricardo entrava em lanchonetes, comia e saía dos locais sem pagar a conta.

Antonieta e Ricardo já moraram em uma casa no Bairro São Pedro, mas deixaram a residência porque ele se envolveu com drogas e foi jurado por um traficante. O agressor agora está preso no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp). O crime causou grande revolta a vizinhos e testemunhas, que conhecem a história da família. Antonieta adotou Ricardo quando ele tinha apenas nove meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)