(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPF entra com ação para instalação de postos da PM na Universidade Federal de Uberlândia

O medida foi tomada devido o aumento da violência dentro da universidade


postado em 09/10/2013 18:19

O aumento da violência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Triângulo Mineiro e o pedido da mãe de um aluno para que sejam tomadas medidas de segurança no local, levou o Ministério Público Federal (MPF) a ingressar uma ação civil pública para a criação de postos das Polícia Militar (PM) dentro do Campus universitário. Conforme o órgão, há ocorrências de uso e tráfico de drogas, além de constantes furtos e roubos.

Na ação, o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, afirma que é necessário que a UFU permita o policiamento ostensivo, a qualquer hora do dia, no local. A medida seria para coibir e reprimir as práticas criminosas e garantir a integridade física das pessoas que frequentam a universidade. Também pediu que o Estado de Minas Gerais, que também é ré, disponibilize pessoal e estrutura necessárias para o cumprimento das ações.

O EM.com.br entrou em contato com a UFU, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Conforme o MPF, a Universidade informou ao órgão que está adotando medidas para controlar as práticas ilícitas, como melhor orientação de seus vigias, realização de campanhas de segurança e a instalação de monitoramento por vídeo de vários locais. Para o procurador, as ações não são suficientes. “É evidente que tais providências nem de longe atendem à necessidade de segurança da comunidade acadêmica”, afirma.

Na ação, o MPF pediu que a Justiça Federal obrigue a UFU a disponibilizar, no prazo de 30 dias, em cada um de seus campi, espaço destinado à instalação de um posto permanente da PM.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)