(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas em luta contra a dengue

Ações públicas buscam conscientizar a população no combate à doença


postado em 20/09/2013 18:58

Proprietários de lotes vagos serão notificados à atender normas de limpeza para combater a dengue(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Proprietários de lotes vagos serão notificados à atender normas de limpeza para combater a dengue (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

No mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Ses) divulgou boletim confirmando 105 mortes no ano causadas pelo mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que vai iniciar uma ação em lotes vagos da cidade para combater o mosquito.

Do dia 23 de setembro até o dia 2 de outubro, serão desenvolvidas ações para melhorar as condições em lotes vagos na capital. Proprietários de lotes mal conservados foram notificados a comparecer na Promotoria de Defesa de Habitação e Urbanismo, onde deverão comprovar medidas adotadas para limpeza, fechamento e construção de calçada. Aqueles que não atenderem às normas poderão firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPMG e, caso não cumpram o acordado, estarão sujeitos à multas.

Somente este ano, foram confirmados 293.325 casos de dengue em Minas Gerais. O quadro é de alerta, já que o período onde observa-se maior concentração no número de casos ainda está por vir. O histórico da Ses demonstra que entre os meses de novembro e maio foram notificados mais casos, em função das condições climáticas favoráveis.

Pesquisas recentes mostraram que 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios. Assim, além das ações públicas, a partipação da população no combate à doença é fundamental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)