(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP pede ajuda aos pais para conter tumultos provocados por adolescentes em shoppings

Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO-IJ) faz um alerta pelas redes sociais para tentar conter os eventos


postado em 30/08/2013 18:23 / atualizado em 30/08/2013 18:39

No último sábado, seis pessoas chegaram a ser detidas em um shopping da Região Nordeste de BH(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
No último sábado, seis pessoas chegaram a ser detidas em um shopping da Região Nordeste de BH (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

As recentes invasões aos shoppings de Belo Horizonte realizadas por adolescentes ainda preocupam as autoridades. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAO-IJ), tenta alertar os pais dos jovens para mostrar os riscos que os encontros podem causar. A estratégia está sendo feita por meio do Facebook, onde também são criados os eventos.

A ideia surgiu depois de um encontro do CAO-IJ com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), onde foi discutido as ações promovidas pelos jovens. A preocupação é com os próximos eventos, como o já marcado para este sábado no Boulevard Shopping, onde mais de mil pessoas já confirmaram presença. “Podemos considerar a ação como um apelo. Temos a preocupação dos riscos que os jovens podem ter, porque não sabemos o que vai acontecer, já que os eventos não têm um objetivo definido. Por isso pensamos em uma alternativa para sensibilizar os pais e alertá-los sobre os riscos”, explica a promotora Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth.

Para chegar aos responsáveis pelos jovens, o MP está utilizando as redes sociais. “A ideia foi tentar colocar no Facebook, que é onde está sendo mobilizado o evento, e, através do site, fazer o alerta. Não sabemos se vai alcançar o número de pais que queremos, porque está em cima da hora, mas pedimos que os pais acompanhem os jovens nesses encontros”, afirma a promotora.

No último sábado, centenas de jovens entraram no Minas Shopping, no Bairro União, Região Nordeste, gerando tumulto e quebradeira. Pelos menos duas lojas foram saqueadas. Os envolvidos carregavam um revólver, fogos de artifício e drogas. Seis pessoas foram detidas, quatro delas menores de 18 anos. Todos foram ouvidos e liberados. No feriado de 15 de agosto, o grupo agiu no Shopping Estação BH, em Venda Nova. Dois jovens maiores de 18 anos teriam simulado uma briga dentro do centro de compras para criar tumulto e ambiente para outros envolvidos saquearem lojas. Dois dias depois, o Itaú Power Shopping, no Bairro Eldorado, em Contagem, foi o alvo das investidas.

Para este sábado, um novo encontro já está marcado com a confirmação de mais de mil jovens. Na página do evento, algumas pessoas chegaram a fazer comentários incitando à prática de atos de vandalismo, roubo e uso de drogas.

Encontros culturais

Caso os encontros continuem nos centro de compras, a promotora já estuda uma outra estratégia. “Se conseguíssemos canalizar essa energia desses adolescentes para um lazer e um foco cultural seria muito mais eficiente para eles. Como foi em cima da hora, não conseguimos pensar sobre isso, mas se continuar, vamos pensar em entrar em contato com o Governo e pensar alguma alternativa”, comenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)