(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Delegado compara invasão de shoppings à onda de vandalismo durante protestos

Responsável pelas investigações, o delegado Anderson Alcântara afirmou que o serviço de inteligência das policias Civil e Militar estão atentas para evitar novas invasões


postado em 27/08/2013 20:41 / atualizado em 27/08/2013 21:16

No último sábado, seis pessoas acabaram detidas em um shopping na Região Nordeste de BH(foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press)
No último sábado, seis pessoas acabaram detidas em um shopping na Região Nordeste de BH (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

A onda de invasão aos shoppings de Belo Horizonte foi comparada pelo delegado Anderson Alcântara, responsável pela investigação do caso, aos atos de vandalismo provocados por manifestantes durante a Copa das Confederações. A Polícia Civil informou que o serviço de inteligência da corporação e da Polícia Militar (PM) estão trabalhando em conjunto para evitar novos eventos marcados pela internet.

As apurações preliminares da polícia apontam que os jovens marcam os eventos para provocar a baderna e se promoverem. “Pelo que podemos perceber, são eventos para chamar a atenção. Alguns jovens aproveitam até para praticar alguns crimes com o mesmo intuito”, explica o delegado.

As ações, marcadas por meio das redes sociais, foram comparada pelo delegado com as manifestações que tomaram conta do país durante a Copa das Confederações nas quais grupo isolados desviaram o foco dos protestos para promover baderna. “Parece que o cerne desses encontros é praticar atos de vandalismo e acho que isso seria uma semelhança com casos anteriores das depredações ocorridas na capital”, diz o delegado.

Imagens das câmeras do circuito interno dos centros de compras estão sendo analisadas para identificar os jovens envolvidos nas invasões. Levantamento feito pela Polícia Civil já identificou alguns deles. O perfil das pessoas que participam dos eventos são jovens com idades entre 15 e 19 anos, de todas as classes sociais. “Conseguimos ver que as lideranças dos ataques no Minas Shopping e do Shopping Estação são menores de 18 anos”, afirma Alcântara.

No último sábado, centenas de jovens entraram no Minas Shopping, no Bairro União, Região Nordeste, gerando tumulto e quebradeira. Pelos menos duas lojas foram saqueadas. Os envolvidos carregavam um revólver, fogos de artifício e drogas. Seis pessoas foram detidas, quatro delas menores de 18 anos. Todos foram ouvidos e liberados. No feriado de 15 de agosto, o grupo agiu no Shopping Estação BH, em Venda Nova. Dois jovens maiores de 18 anos teriam simulado uma briga dentro do centro de compras para criar tumulto e ambiente para outros envolvidos saquearem lojas. Dois dias depois, o Itaú Power Shopping, no Bairro Eldorado, em Contagem, foi o alvo das investidas.

Novos encontros já foram marcados por meio do Facebook em outros centros de compras da capital. A polícia diz que está monitorando as redes sociais diariamente para evitar novos tumultos. “A inteligência integrada da PM e da Polícia Civil está atenta a essas questões. Se precisar, vamos tomar atitudes em caráter preventivo”, conta o delegado.

Alerta aos pais

O delegado estuda uma maneira para tentar alertar os pais dos jovens que vêm provocando a baderna nos centros de compras. “O que chama muita atenção é a idade dos meninos. Estamos querendo chamar os pais para fazer um alerta, pois eles estão sendo omissos ou não estão entendendo o que os jovens estão fazendo na internet. Dependendo do ato do filho, as responsabilidades podem recair sobre os próprios pais”, comenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)