(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio atinge mata do Parque Serra Verde, em Venda Nova

Chamas foram combatidas por dois helicópteros na tarde desta terça-feira


postado em 23/07/2013 16:13 / atualizado em 23/07/2013 17:23

Chamas queimaram parte da mata de preservação do Parque. Administração suspeita de incêndio criminoso(foto: Cristiane Silva / Esp EM)
Chamas queimaram parte da mata de preservação do Parque. Administração suspeita de incêndio criminoso (foto: Cristiane Silva / Esp EM)

Um incêndio de médias proporções atingiu a mata do Parque Estadual Serra Verde, em Venda Nova, na tarde desta terça-feira. As chamas se alastraram no início da tarde no espaço, localizado no bairro Jardim dos Comerciários, e atraíram moradores e curiosos para a região.

O fogo foi combatido por uma viatura do Corpo de Bombeiros e dois helicópteros, um da corporação e outro da Polícia Militar. A operação também contou com a participação de militares do Batalhão de Meio Ambiente.

Segundo informações da administração do Parque, o incêndio teria sido criminoso e causado por vândalos, uma vez que o foco inicial do fogo foi verificado no interior do parque e não próximo a áreas habitadas, onde há trafego de pessoas.

De acordo com Miguel Franco de Carvalho Filho técnico de orientação de serviços ambientais do Parque, esta não é a primeira vez que a prática é verificada no local. “Já tivemos casos de jovens que queimam a vegetação para limpar a área, que eles usam para soltar papagaios”, afirma. Ele informou que as principais causas de incêndios são a queima de lixo, o consumo de drogas e práticas religiosas que envolvem o uso de velas. “O fogo aqui nunca acontece por acidente”.

A administração do espaço prevê que até dez hectares tenham sido queimados pelo fogo. O incêndio, o segundo maior do ano no local, atingiu parte da mata de preservação do parque, situado em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

O Parque Estadual Serra Verde

Com 142,2 hectares de área, o Parque Estadual Serra Verde é o segundo maior de Belo Horizonte, atrás somente do parque Municipal das Mangabeiras. O objetivo do espaço é conservar a área verde remanescente na Região Norte de BH, contribuindo para a recuperação do ecossistema, o lazer, a cultura, o turismo, a educação ambiental e a melhoria de qualidade de vida. O parque ainda conta com diversas nascentes em seu interior, fundamentais na manutenção das lagoas da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)