(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas é campeã em desmatamento


postado em 05/06/2013 06:00 / atualizado em 05/06/2013 06:44

 Minas Gerais liderou, pelo quarto ano consecutivo, um triste ranking: é o estado brasileiro onde há mais supressão da mata atlântica. Dados divulgados ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram desmatados no país 23.548 hectares de vegetação nativa entre 2011 e 2012, aumento de 29% em relação ao período anterior, segundo publicado no atlas dos remanescentes florestais. Quase metade da destruição ocorreu em Minas, com 10.752 hectares desmatados em dois anos, seguido da Bahia e Piauí.

Segundo os dados divulgados ontem, em 27 anos foram perdidos mais de 18 mil quilômetros quadrados, o que equivale a 12 cidades do tamanho da cidade de São Paulo. A mata atlântica está distribuída, principalmente, ao longo da costa brasileira, atingindo também áreas da Argentina e do Paraguai. Em 2008, quando foi aprovada a Lei nº 11.428, que delimita a área da floresta, a mata abrangia 1.309.736 quilômetros quadrados do território brasileiro e passava por 17 estados.

O coordenador geral das promotorias de Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, participou ontem da divulgação dos dados. Segundo ele, o Ministério Público tem um compromisso de combater o desmatamento e fazer com que o estado deixe a liderança do ranking. Para isso, segundo ele, analisa documentos emitidos pelo estado para qualquer empreendimento. Até agora, três ações penais e duas civis já foram ajuizadas, inclusive contra o governo do estado. As duas ações civis são contra empreendimentos no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Nas ações, o MP identificou destruição da mata em estágio médio e avançado de regeneração para cultura de eucalipto. Os donos foram autuados e obrigados a pagar a compensação ambiental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)