(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores apresentam projetos para proteger áreas verdes de BH


postado em 01/06/2013 00:12 / atualizado em 01/06/2013 07:06

Entre os seis projetos apresentados por vereadores para modificação e implantação de áreas de diretrizes especiais que tramitam na Câmara Municipal de BH, dois são especificamente para criar áreas de preservação da natureza. O maior deles, o Projeto 111/2013, de autoria do vereador Adriano Ventura (PT), destina uma área de 193.881 metros quadrados entre os bairros Vila Pinho e Distrito Industrial do Jatobá, no Barreiro, para servir de parque municipal. A área é constantemente invadida por grupos de sem casas e é dotada de nascentes e cursos d’água que podem ser protegidos pela criação do espaço preservado.

Na justificativa para a criação da ADE, o vereador indicou que o parque representaria uma melhoria para a qualidade de vida da população local. Salientou, ainda, que Belo Horizonte carece de espaços preservados, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cidades tenham uma média de 12 metros quadrados de área verde por habitante e BH tem menos do que isso. O projeto tramita em primeiro turno e já passou pela comissões de Legislação e Justiça, Meio Ambiente e Política Urbana, mas perdeu o prazo de votação por falta de quórum na comissão de administração pública, onde aguarda nova votação.

Entre a Favela do Querosene, a Avenida Raja Gabáglia e o Hospital Madre Tereza fica outro espaço verde pequeno, mas que pode ser transformado em parque municipal pelo projeto de Lei 134/2013, de autoria do vereador Preto (DEM). A área é um estreito corredor verde, de pouco mais de 2 mil metros quadrados e teve vários pinheiros cortados pela Defesa Civil e bombeiros no ano passado por ameaçarem despencar sobre a Avenida Raja Gabáglia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)