(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Foi dada a largada para a vacinação


postado em 21/04/2013 06:00 / atualizado em 21/04/2013 07:59

Mais de 200 pessoas foram imunizadas no lançamento da campanha (foto: Breno Pataro/Divulgação)
Mais de 200 pessoas foram imunizadas no lançamento da campanha (foto: Breno Pataro/Divulgação)


A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi lançada ontem em Belo Horizonte, com uma série de atividades físicas, culturais e de saúde na Escola Municipal Polo de Educação Integrada do Barreiro, o Poeint. Pelo menos 200 pessoas de grupos de risco foram vacinadas contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B) durante a manhã do Dia D de Mobilização. A vacinação segue até sexta-feira em toda a rede do Sistema Único de Saúde da capital.

O topógrafo aposentado Antônio Ramalho Leite, de 67 anos, aproveitou a campanha para verificar se a carteira de vacinação estava em dia: faltava mesmo ser imunizado contra a gripe. No ano passado, por causa de uma viagem, ele não conseguiu ser imunizado. “Quem chega à minha idade precisa se cuidar, né?! Então, é melhor vacinar e diminuir o risco de ficar doente.”

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, gestantes, idosos, mulheres que tiverem tido filhos há 45 dias e crianças com menos de 2 anos devem ser vacinados. Os profissionais de saúde envolvidos em atendimento a pacientes, detentos do sistema carcerário e indígenas integram o grupo de risco. Até o fim da campanha, a expectativa é de que 525.477 pessoas estejam imunizadas. Neste ano, além das mamães recentes, a vacinação foi ampliada  para atender às pessoas portadoras de doenças crônicas como obesidade, diabetes e transplantados porque a gripe, nesses casos, aumenta o risco de complicações.

A vacina trivalente está sendo aplicada em 147 centros de saúde e 42 pontos de vacinação espalhados pela cidade. Durante a semana, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h. Há postos volantes, como na Drogaria Araujo próxima ao Hospital Life Center, no Bairro Funcionários (Avenida do Contorno, 4.731), na rodoviária, no Mercado Central, no Supermercado Wallmart do Bairro Planalto (Avenida Portugal, 5.000) e no Carrefour do BH Shopping. O Ministério da Saúde pretende vacinar 80% do grupo prioritário em todo o país.


Campanha Nacional de Vacinação

Vacinas - H1N1 (gripe suína) e os vírus influenza B e H3N2 (gripe)


Quando - até sexta-feira, das 8h às 17h

Onde - centros de saúde, postos volantes e de vacinação

Quem -
grávidas, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, idosos, crianças com menos de 2 anos, profissionais da saúde, indígenas, presos e portadores de doenças crônicas

O que levar - se possível, carteira de vacinação


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)