(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura inaugura unidade de hidratação para pacientes com dengue em Venda Nova

Unidade de Reposição Volêmica vai receber pessoas com tipo B e C da doença


postado em 02/04/2013 19:48 / atualizado em 02/04/2013 21:58

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, uma nova Unidade de Reposição Volêmica (URV). O posto de hidratação, localizado entre as avenidas Dom Pedro I e Álvaro Camargos, conta com 50 leitos e vai atender adultos e crianças, acima de 13 anos, com dengue, encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e centros de saúde.

As URVs atendem pacientes com dengue tipo B e C que não necessitam de internação hospitalar, mas de cuidados especiais com a hidratação venosa. As pessoas que são atendidas nestes locais recebem hidratação venosa por até 48 horas.

As UPAs Barreiro, Nordeste e Oeste contam com salas de hidratação volêmicas em suas próprias unidades e, desde o último dia 04, uma URV funciona no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro São Paulo, Região Nordeste da capital.

NÚMEROS A dengue toma números alarmantes em todo o Estado. Mais duas mortes são investigadas pela Secretaria de Saúde (SES). Os óbitos aconteceram na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que vive uma epidemia da doença. Os dados ainda não foram incluídos no balanço do órgão, que já contabiliza nestes primeiros meses do ano, 34 mortes, 88% a mais que no ano passado inteiro. De acordo com o último boletim da SES, 37.771 pessoas foram infectadas pela doença até a sexta-feira.

BH EM ALERTA O prefeito Marcio Lacerda (PSB) acredita que a dengue não será um problema para a Copa das Confederações, que começa em junho. A capital já registrou duas mortes e 5.757 casos da doença e as autoridades já confirmaram que Belo Horizonte vive uma epidemia da doença. Para o prefeito o grande volume de doentes na cidade é devido ao surgimento de um novo vírus. Para ele, a doença será extinta antes do campeonato.

"Apesar de nós termos tido os indicadores de infestação em janeiro até menores do que o ano passado, nós tivemos um número maior de casos do vírus tipo 4, atacou com força algumas pessoas sem imunidade. E os casos iniciais detectados em Belo Horizonte foram de pessoas que viajaram para o interior ou o litoral durante as férias. Você sabe que vírus e mosquito não respeitam fronteiras. Nós teremos um retrocedimento desses casos agora em abril. Mas em maio a epidemia, que de fato é uma epidemia, estará extinta e de fato não chegará à Copa das Confederações", disse Marcio Lacerda durante um encontro para tratar de planos operacionais do evento esportivo.

Casa é demolida para combater dengue em Uberaba

Uma casa foi demolida nesta terça-feira no Bairro Fabrício, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, durante ação dos agentes de combate à dengue. Eles argumentaram que o imóvel, que estava desabitado, tinha vários focos de criadouros do mosquito transmissor e foi alvo de muitas reclamações de vizinhos. A ação foi a primeira após o reforço de 15 agentes de combate à doença enviados pelo governo de Minas Gerais chegarem à cidade.

Uma equipe da Defesa Civil foi chamada para auxiliar e utilizou tratores para demolir as paredes e caminhões para remover o entulho. Os novos agentes são do Centro de Controle de Zoonoses e devem ficar cerca de duas semanas na cidade. Outros bairros são considerados prioritários e estarão sendo percorridos também nesse período, caso do Jardim Uberaba e da Vila Raquel.

O número de infectados com a dengue em Uberaba já estava em 10.479 pessoas, segundo último boletim, divulgado há 12 dias, sendo computadas ainda nove mortes em decorrência da doença. A Secretaria Municipal de Saúde alega, porém, que a incidência de novos casos vem caindo. Por outro lado, segue ampliando o combate ao mosquito transmissor. Agora são quatro carros "fumacê" que espalham veneno nas ruas.

*Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)