(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quadrilha com base em Uberaba é denunciada por tráfico internacional de drogas

Ao todo 18 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF). O grupo trazia drogas da Bolívia até a cidade mineira e distribuía para outras regiões do Brasil


19/02/2013 17:43 - atualizado 19/02/2013 17:54

Uma quadrilha com base no Triângulo Mineiro foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por tráfico internacional de drogas. O grupo foi descoberto durante uma megaoperação da Polícia Federal em Uberaba, Ribeirão Preto (SP), Rio Verde (GO) e Santa Rita do Trivelato (MT). Somente em Minas, oito pessoas foram presas, entre elas, os chefes da quadrilha. Ao todo, foram apreendidas mais de 1,2 toneladas de drogas que eram transportadas da Bolívia para o Brasil.

As ações começaram em novembro do ano passado. A Polícia Federal conseguiu prender quatro pessoas em flagrante com aproximadamente 250 quilos de pasta-base de cocaína, que após ser refinada renderia mais de uma tonelada da droga. Outros quatro criminosos fugiram e acabaram encontrados dias depois em Uberlândia e Ituiutaba. Os outros membros da quadrilha foram encontrados em Ribeirão Preto (SP), Rio Verde (GO) e Santa Rita do Trivelato (MT).

As investigações apontaram que a droga era levada da Bolívia para Uberaba por via terrestre e também em aviões. Cada integrante da quadrilha exercia funções específicas na organização, que iam do fornecimento de conta bancária para movimentação dos valores, fornecimento dos dados pessoais para abertura de empresas. Outros eram responsáveis pelo transporte do entorpecente.

O grande poder aquisitivo do grupo pôde ser visto nas apreensões feitas durante a ação da PF. Ao todo, 30 carros, vários de luxo, acabaram apreendidos, além de cinco motos, dois jet-sky, uma lancha e um avião. Os policiais encontraram ainda, escondidos no fundo falso de um Audi, R$ 250 mil em espécie. Também foram apreendidos cerca de R$ 300 mil em contas bancárias.

Para o delegado da Polícia Federal (PF) Carlos Henrique Cotta D'Ângelo, o trabalho conjunto entre a polícia e o MPF foi de grande importância para o sucesso da operação. “O trabalho conjunto favoreceu para ter essa rápida denúncia. Neste caso não houve o descompasso entre o Ministério Público e a Polícia”, afirma.

O delegado ainda prossegue com as investigações para tentar encontrar outros criminosos ligados a facção. “As investigações continuam no aspecto da lavagem do dinheiro. Não dá para descartar a participação de outras pessoas, mas continuamos nas apurações”, diz D'Ângelo, que comemora a a decisão do MPF. “Esse decisão foi muito boa. Além da condenação pelo tráfico de drogas, o MPF pediu a formação de quadrilha e a perda do patrimônio de todos os integrantes da quadrilha”, completa.

Os denunciados podem pegar de 5 a 15 anos de prisão, por tráfico internacional de drogas que deve ser aumentada em 2/3. A associação para o tráfico prevê pena de 3 a 10 anos. Já os crimes de porte ou de posse ilegal de arma de fogo tem penas que variam de 1 a 6 anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)