(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sociedade Mineira Protetora de Animais está na mira da Justiça

Local foi alvo de graves denúncias de maus-tratos contra animais


postado em 08/12/2012 06:00 / atualizado em 08/12/2012 07:05

 

Parte dos cães fica no pátio da entidade sediada no Bairro Guarani(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Parte dos cães fica no pátio da entidade sediada no Bairro Guarani (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Ativistas de Minas Gerais aguardam decisão da Justiça sobre o parecer do Ministério Público que pede o afastamento da atual diretoria da Sociedade Mineira Protetora de Animais (SMPA). De acordo com a presidente do Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais, Graça Leal, o juiz da 1ª Vara Cível de Belo Horizonte, Jeferson Maria, se comprometeu a analisar o pedido nesta segunda-feira.

O documento, protocolado pela 12ª Vara Civil do Ministério Público, em 18 de outubro, pede a saída dos atuais diretores e a nomeação de um interventor na SMPA, que fará a transição para a nova diretoria, que deverá ser eleita por processo transparente, como prevê o estatuto da entidade. Organizadores de um protesto, marcado para ontem em frente à sede da entidade na Região Norte de BH, cancelaram o movimento depois de receber a sinalização do juiz de que ele se manifestará no dia 10.

O repúdio à direção da sociedade surgiu depois que diversas denúncias maus-tratos, mortes, canibalismo e desvio de verbas. Os relatos falam de superlotação, gaiolas enferrujadas e com fios de eletricidade soltos, remédios vencidos, material hospitalar entre fezes e urina de ratos, animais doentes sem tratamento e com pouca ração.

As denúncias serão reunidas e levadas ao juiz, também na segunda-feira, com uma petição eletrônica com assinaturas de simpatizantes do movimento. Cerca de 500 cães e gatos vivem na sede da sociedade, no Bairro Guarani. A direção da instituição foi procurada ontem para repercutir as declarações dos ativistas, mas ninguém foi encontrado.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)