(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brigadistas afastam risco para nascente do Rio Araguari no incêndio da Serra da Canastra

O Rio Araguari é muito importante para cidades do Triângulo Mineiro. O fogo atingiu a nascente, mas está controlado. Não há novos focos de incêndio, por isso há grande expectativa de encerramento das atividades na área de proteção ambiental


18/09/2012 08:38 - atualizado 18/09/2012 09:20

Brigadistas conseguiram controlar o incêndio que atingiu na segunda-feira a nascente do Rio Araguari, dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na Regão Centro-Oeste de Minas Gerais. O fogo consome a região há mais de 11 dias e já destruiu cerca de 50 mil hectares de vetação, conforme informou o chefe do parque Arnaldo Ferreira da Silva. Inicialmente, as nascentes estavam preservadas, mas o foco de ontem surpreendeu as equipes de combate. A proteção de nascentes é uma das maiores preocupações dos combatentes, levando em conta os prejuízos incalculável que o fogo traz à fauna e flora.

O Rio Araguari nasce no parque e segue atravessando o Triângulo Mineiro. É muito importante para cidades como Araxá, Uberlândia e Araguari. Ele deságua no Rio Paranaíba, na divisa com Goiás. No caminho, percorre canyons e movimenta a produção de energia elétrica em pelos menos cinco usinas. De acordo com Arnaldo, o risco para a nascente do rio está afastado.

Brigadistas do parque, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) continuam o combate ao fogo na serra, na manhã desta terça-feira. Eles contam apoio caminhonetes, carros e caminhões. As aeronaves que eram usadas no local foram transferidas, em caráter de urgência, para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde também há fogo. Não há novos focos de incêndio, por isso há grande expectativa de encerramento das atividades na área de proteção ambiental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)