(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra a maior temperatura do ano

Os termômetros chegaram a marcar 34ºC, segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Umidade relativa do ar ficou em 13%


postado em 11/09/2012 17:27 / atualizado em 11/09/2012 19:58

Pelo segundo dia consecutivo, Belo Horizonte bateu a marca da temperatura mais alta do ano. Nesta terça-feira os termômetros chegaram a marcar 34 ºC na capital mineira, segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar também segue preocupante. Hoje o índice ficou em 13% situação considerada de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O calor é provocado por uma massa de ar quente e seco que está estacionada sobre o sudeste. Por causa disso, os dias seguirão ensolarados e com baixa umidade. “Essa é uma situação comum no fim do inverno. Normalmente a estação começa fria pois no outono as temperaturas são baixas.A medida que o tempo vai passando, os dias vão ficando mais quentes até chegar na primavera que normalmente é calor”, explica o meteorologista.

O tempo deve seguir quente durante a semana na capital mineira, mas pode sofrer uma queda. “Quando acontece o pico de máxima a tendência é que a temperatura caia. A máxima deve variar de
31 a 33 ºC , e a mínima deve girar em torno de 20 a 22 º C nesta quarta-feira”, afirma Cléber Souza.

Nas regiões Sul e Zona da Mata, há a possibilidade de chuva isolada devido a uma massa de ar frio que passa na costa do sudeste. Ainda não há previsão de precipitações para Belo Horizonte.

Cuidados com o tempo seco

Com o tempo seco, alguns cuidados com a saúde são necessários. Especialistas recomendam evitar atividades físicas das 10h às 16h, ingerir cerca de 300 a 500 mililitros (ml) de água 30 minutos antes da atividade e 200 a 250 mililitros (ml) a cada 20 minutos.

Aqueles que praticam esportes competitivos de longa duração ao ar livre, como corrida de rua, mountain bike, ciclismo, corrida de aventura e provas de triathlo, devem redobrar a atenção. Esses são esportes de alta demanda energética e metabólica e exigem ainda mais cuidados quando praticados em ambientes secos.

Veja dicas para se prevenir do tempo seco

Dentre os problemas que podem ocorrer com a prática de exercícios físicos durante o tempo seco, estão: complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca e cansaço.

Além desses cuidados, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) emitiu um alerta recomenda a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas para evitar incêndios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)