(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa drenagem para conter enchentes na Avenida Prudente de Morais

Obras foram orçadas em R$ 32 milhões


postado em 04/09/2012 06:00 / atualizado em 04/09/2012 06:47

As intervenções para acabar com inundações na Avenida Prudente de Morais foram iniciadas com o desassoreamento da Barragem Santa Lúcia(foto: Fotos: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
As intervenções para acabar com inundações na Avenida Prudente de Morais foram iniciadas com o desassoreamento da Barragem Santa Lúcia (foto: Fotos: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)

Às vésperas do período chuvoso, começaram as obras de ampliação do sistema de drenagem e prevenção de enchentes na Avenida Prudente de Morais, nos bairros Santo Antônio e Cidade Jardim, Centro-Sul de Belo Horizonte. As intervenções tiveram início com o desassoreamento da Barragem Santa Lúcia. Operários também trabalham na escavação de um dos poços que dará acesso ao local onde será construída a nova galeria. Por causa da preocupação de comerciantes com os impactos da obra, prevista inicialmente para começar quatro meses atrás, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) optou por executar a primeira fase com ações só no subsolo. O trecho inicial vai da Rua Barão de Macaúbas à Avenida do Contorno.

A expectativa é tirar 5 mil metros cúbicos de terra da Barragem Santa Lúcia, 5% de sua capacidade. Em 1995, o local passou por intervenções e uma bacia de detenção de cheias foi implantada para reter parte das águas que corriam em direção à Prudente. Até a semana que vem, retroescavadeiras vão retirar mais de 1 mil metros cúbicos de sedimentos do espelho d’água. Em outubro, dragas entram recolherão mais 4 mil metros cúbicos. “A barragem recebe o excedente de água das galerias da Avenida Consul Cadar e do Córrego do Bicão, além de muito esgoto e areia, que vão assoreando o reservatório”, afirma o diretor de obras e infraestrutura da Sudecap, Cláudio Neto.

Orçada em R$ 32 milhões, a principal intervenção do pacote de prevenção na Prudente de Morais é a construção de mais uma galeria subterrânea entre tre a Rua Barão de Macaúbas, no Santo Antônio, e a Rua Bárbara Heliodora, em Lourdes, que recebe grande parte do trânsito da Prudente. O canal dará suporte à galeria do Córrego do Leitão, que já não suporta o escoamento. Em 2009, a inundação no trecho teve consequências fatais, com a morte de um casal de idosos. A PBH identificou pelo menos três pontos de alagamentos na região.

Segundo Neto, este ano não será possível evitar desastres provocados por temporais. “Se houver uma chuvarada, vai inundar”, afirma. A primeira fase da galeria, entre a Barão de Macaúbas e a  Contorno, está prevista para ser concluída até dezembro. “Nesta fase, adotamos o método não destrutivo, com a construção de um túnela. Por isso, as chuvas não devem atrapalhar o trabalho”, conta. O restante da obra será executado até o fim de 2013.

 Representante da comunidade na Sudecap, o presidente da Associação dos Moradores do Santo Antônio (Amor-Santo), Gegê Angelino, diz que a esperança é de pequeno impacto. “Pedimos que o fluxo de veículos não fosse alterado e nos atenderam”, diz. Em Lourdes, a expectativa é de que as obras ocorram só no subsolo. “O comércio e o trânsito ficariam prejudicados”, diz o presidente da associação dos moradores do bairro, Jeferson Rios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)