(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira receitas para alimentar bem as crianças

Veja como introduzir comida saudável na dieta dos pequenos


postado em 05/08/2012 07:19 / atualizado em 05/08/2012 07:31

Opções de merenda escolar:

Suco natural* + bisnaguinha com queijo
Suco + minissanduíches coloridos (patês** com legumes)
Cereal matinal + leite em pó + 1 fruta- 1 fruta + 1 iogurte + biscoitos tipo Cookies integrais
suco natural + pão de queijo
suco + 1 polenguinho + 1 minipão de batata
iogurte líquido + pão doce com requeijão + 1 fruta
vitamina de frutas (caixinha) + pão de forma integral com cream cheese
salada de frutas + bisnaguinha com patê
suco de soja + barra de cereal
suco natural + miniesfirra
1 iogurte líquido + pipoca de arroz integral
1 iogurte completo (Neston ou Ninho Soleil) + biscoitos***
água de coco + bolo de cenoura
chá de caixinha + misto frio
suco natural + minipão com geléia
suco natural + broa de fubá
suco natural + tortinha de frango caseira
frasco de leite fermentado + barrinha de cereais + 1 fruta
biscoito de polvilho + 1 polenguinho + 1 suco
suco natural + 1 beirute (minipão ou pão sírio + presunto de peru +alface + tomate)
toddynho**** + pipoca*
Suco natural na merenda

*Para conservar as vitaminas, preparar o suco pouco perto da hora de irpara a aula. Encher a garrafinha até a boca, atarraxar bem a tampa e envolver em papel laminado. Deixar no freezer até na hora de sair.

** Patês feitos em casa (ver receita abaixo).


*** Melhores opções de biscoitos: polvilho, torradinhas Marilanintegral, cookies ou rosquinhas integrais, Maisena, Maria ou CreamCracker integral, ou seja, biscoitos sem gordura trans e integrais.


**** o leite com chocolate só deve ir na merenda uma vez por semana.


Receitas saudáveis e saborosas

Lasanha de legumes
Cozinhe os legumes inteiros “al dente”. Corte-os em lâminas finas e vá colocando em camadas em um pirex untado, intercale uma camada de legumes, uma camada de muçarela e um pouco de molho de tomate com frango desfiado. Mais tarde, mais muçarela e molho de frango até que o pirex esteja de todo cheio. A última camada deve ser de muçarela e molho. Asse em forno moderado, até dourar.

Tortinha de legumes rápida
Faça uma massa de bolo comum sem açúcar e reserve. Rale no ralo grosso um legume: chuchu ou cenoura vermelha ou abobrinha ou beterraba ou pique espinafre em tirinhas finas e reserve. Coloque um pouco de queijo ralado e um pouco de pó Royal na massa. Acrescente um dos legumes raladinhos a essa massa e asse em forminhas de empadas untadas ou mesmo em pirex untado com manteiga, até dourar.

Patês coloridos
Parar passar no pãozinho de todo dia, faça um patê básico com queijo de minas amassado com um garfo ou frango cozido e desfiado bem fininho ou passado no processador. Nessa “massa” acrescente azeite, tempero agosto e um dos legumes bem cozidinhos e amassadinhos em pequenas quantidades: cenoura, beterraba, espinafre, tomate. Procure variar ascores, variando os legumes e variar os temperos para que a criança não enjoe dos sabores.

Suco de abacaxi com hortelã
Ingredientes:700 ml de água filtrada ou água de coco, 2 fatias de abacaxi, 5 a 6 folhas de hortelãs higienizadas. Bata o abacaxi com a hortelã e a água no liquidificador. Consuma em seguida e adoce com adoçantes à base de sucralose ou stévia.

Pizza de legumes
Cozinhe os legumes inteiros. Variar com chuchu, abobrinha, cenoura, berinjela e outros. Sempre “al dente”. Corte-os em fatias finas e coloque em camadas em um pirex untado com manteiga. Faça uma massa básica de panqueca (ovos, leite, sal a gosto e farinha de trigo integral). Coloque essa massa sobre os legumes no pirex até cobrir completamente. Por último, acrescente a muçarela por cima e rodelas de tomate maduro para enfeitar. Se quiser, coloque também orégano ou manjericão antes de levar ao forno. Assar em forno médio até dourar.

Bolo de cenoura, aveia e chocolate

INGREDIENTES:
Bolo:2 Cenouras grandes 4 ovos½ xícara de chá de óleo de canola½ xícara de chá de leite em pó2 xícaras de chá de açúcar ou adoçante sucralose2 xícaras de chá de farinha de trigo1 colher de sopa de fermento em pó½ xícara de chá de aveia em flocosCobertura:1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel ou achocolatado Diet½ xícara de chá de açúcar ou adoçante sucralose 50g manteiga½ xícara de chá de leite½ xícara de chá de aveia em flocos

MODO DE PREPARAR
Bolo: Bata no liquidificador as cenoura com os ovos, o óleo e o leite em pó. Despeje em uma vasilha e cenouras e misture o açúcar ou adoçante a farinha de trigo peneirada com o fermento e a Aveia. Coloque em um adoçante, forma retangular (20x30cm) untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180ºC), pré – aquecido por cerca de 40 minutos. Quando o bolo estiver quase pronto, prepare a cobertura.

Cobertura: Misture o Chocolate em Pó com o açúcar ou adoçante, a manteiga e o leite e leve ao fogo baixo Deixe ferver por dois minutos ou até engrossar. Desligue o fogo, misture a aveia e bata bem a cobertura comuma colher ou garfo. Coloque sobre o bolo ainda quente.

Dica: Deixe o bolo ainda mais apetitoso para seu filho servindo pedaços cortados em formatos diferentes. Você encontra cortadores especiais em lojas especializadas e supermercados.

Massa básica de panqueca
1 xícara (de chá) de farinha de trigo1 xícara (de chá) de leite2 ovos1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado sal a gosto
Bata as claras em neve e acrescente as gemas. Bata mais um pouco. Em seguida acrescente o leite, o queijo ralado e o sal. Por último ,acrescente a farinha de trigo, aos poucos.

Massa de bolo salgado

Bata no liquidificador:3 gemas1 xícara (de chá) de óleo de milho ou girassol1 colher (de chá) de sal 2 copos (americanos) de leite 3 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado Vire essa massa numa vasilha e acrescente aos poucos, mexendo sem bater, 12 colheres (de sopa) de farinha de trigo até que a massa esteja homogênea. Por último, 1 colher (de sopa) bem cheia de pó Royal. Os recheios poderão ser os mais variados possíveis: atum, sardinha, frango desfiado, palmito, sobras de carne cozida e desfiada, carne de sol e, principalmente, legumes ralados e refogadinhos._

Sanduichinho de pepino e blanquet de peru

INGREDIENTES:
2 colheres (sopa) de Requeijãocremoso Light ou Cream Cheese (varie)2 fatias de pão de forma integralou Light sem casca1/2 pepino japonês pequenocortado em rodelas finas2 fatias de blanquet de Peru

MODO DE PREPARO: Passe o Requeijão Cremoso sobre as fatias de pão e distribua o pepino e o blanquet de peru sobre uma fatia. Cubra com a fatia restante, formando o sanduíche. Corte em 4 partes e embrulhe em papel- alumínio.

Dica: variar nos recheios com opções como frango com cenoura ralada.
Rendimento: 1 porção (4 quadradinhos)

Rolinhos coloridos de panqueca

INGREDIENTES:
Massa: 2 ovos1 xícara (chá) de Leite1/2 xícara (chá) de aveia em flocos½ xícara de (chá) de farinha de trigo2 colheres (sopa) de óleo de canola½ colher (chá) de salRecheio1 cenoura1 abobrinha pequena½ vidro de palmito(cerca de 150 g)6 colheres (sopa) de requeijão cremoso Light ou queijo Cottage

MODO DE PREPARO: Massa: Em um liquidificador, bataos ovos com o leite, o neston, a farinha de trigo, o óleo e o sal. Aqueça uma frigideira untada com óleo (pouco). Cubra o fundo com um pouco de massa e doure ambos os lados. Repita o procedimento até acabar a massa.

Recheio: Corte a cenoura, a abobrinha e o palmito em tirinhas finas. Mergulhe a cenoura e a abobrinha em água fervente por cerca de 3 a 4 minutos, para ficarem macias. Espalhe o requeijão sobre as massas de panqueca. Distribua as tiras de legumes e de em um único sentido sobre as massas e enrole-as bem apertado. Corte em pedaços individuais e embrulhe em papel-alumínio.

Iogurte crocante

INGREDIENTES
1 xícara de chá de Cereal matinal – Sugestão: Nestlé Nesfit ou Fiber 1e- 3 colheres de sopa de pistache sem casca picado- 4 copos de iogurte natural Integral ou (desnatado)- 3 Colheres de Sopa de ameixas secas picadas, damascos ou uva- passas

MODO DE PREPARAR
Misture o cereal com os pistaches e a fruta seca escolhida. Sirva polvilhado sobre o iogurte natural. Na lancheira, pode levar separadamente e colocar na hora de servir/lanchar para manter os cereais crocantes.

Dica: se desejar substitua pistache pela mesma quantidade de castanhas picadas e adicione adoçante sucralose. As oleaginosas como castanhas, pistache, nozes concentram pouca quantidade de água, são energéticas, ricas em fibras e minerais como o zinco, selênio além de ótima fonte de gorduras boas: ômega 3 e 6.

Sanduíche de cone

Ingredientes:
4 Pães Sírios- ½ xícara de chá de grão de bico cozido- 2 Colheres de Sopa de requeijão light ou Cream Cheese- ½ pote de iogurte natural desnatado- 1 colher de chá de tempero alho com cebola caseiro/natural- 150g de Blanquet de Peru em fatias finas- 150g de queijo branco (ricota, minas frescal ou outro) em cubinhos- 2 tomates cortados em cubinhos ou Tomates cereja/grape- 4 xícaras de chá de Alface Americana picada- Temperos naturais (ervas, hortelã e orégano a gosto)P
reparo: Corte os Pães ao meio. Bata em um processador ou liquidificador o grão-de-bico, o requeijão, o iogurte, otempero até formar uma pasta homogênea. Espalhe essa mistura nas 4 partes do pão. Por cima, coloque o blanquet de peru, o queijo e o tomate. Enrole em formato de cone e sirva acompanhado da alface picada ou se preferir, adicione no momento da mistura.

Dica: Use azeite extra virgem e limão para temperar a alface.

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:
700 ml de água filtrada ou água de coco- 2 fatias de abacaxi- 5 a 6 folhas de hortelãs higienizadas Bata o abacaxi com a hortelã e a água no liquidificador. Consuma em seguida e adoce com adoçantes à base de sucralose ou stévia.

Suco de maça de com limão

Ingredientes:
700 ml de água filtrada ou água de coco- 1 limão e – 1 maçâ verde grande
Higienize as frutas. Bata o limão, a maçã e a água no liquidificador. Peneire em seguida. Consuma imediatamente para absorção da Vitamina C e minerais das frutas cítricas e adoce com adoçantes à base de sucralose ou stévia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)