(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mortes envolvendo ônibus nas BRs crescem quase 500% no primeiro trimestre

Mortes superam até mesmo os números do ano inteiro em 2010 e 2011


postado em 28/03/2012 06:00 / atualizado em 28/03/2012 07:20

Alerta vermelho para os ônibus. As rodovias federais que cortam o estado já registraram muito mais mortes em acidentes com coletivos no primeiro trimestre deste ano do que em igual período em 2011 e 2010. Foram 41, nove e sete, respectivamente, um aumento de 471%. E o número de óbitos é ainda maior do que registrado nesses dois últimos anos inteiros. A média mensal de feridos também é superior. Já o número de acidentes no primeiro bimestre deste ano chega a 169, contra 157 em 2011 e 173 em 2010. A média de vítimas de ferimentos em 2012 pode ser ainda maior, já que a Polícia Rodoviária Federal ainda não tem o balanço fechado de março. Em janeiro e fevereiro, foram 203 pessoas feridas. E pelo menos outras 45 se feriram nas estradas mineiras em tragédias envolvendo ônibus, incluindo 15 que estavam na batida ocorrida ontem na BR-040. E ainda houve outro desastre ontem, no começo da noite, entre um ônibus e um carro, que deixou uma pessoa morta e uma ferida, no Km 700 da BR-262, em Araxá. Especialistas atribuem o aumento de vítimas ao crescimento da frota em circulação, que quase dobrou em 10 anos, além da imprudência habitual dos motoristas.

A rodovia que teve o trimestre mais sangrento dos últimos dois anos nas ocorrências envolvendo ônibus foi marcada por mais um desastre. No km 553 da 040, altura do Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Grande BH, o ônibus com placa HIJ-4873, que viajava da Cidade Industrial, em Contagem, com destino à Mina Pau Branco, em Brumadinho, bateu no Kadett (placa JIJ 4873) e no Gol (JEL 1601) e capotou. Os passageiros eram funcionários da empresa V&M Mineração. Dos 33, 10 ficaram feridos. Cinco pessoas que seguiam em um Gol também se machucaram.

Desde janeiro, pelo menos 23 pessoas perderam a vida na 040, estatística que foge ao padrão de anos anteriores, já que neste período em 2011 e 2010 nenhuma morte foi registrada na rodovia. O total de óbitos deste trimestre também é maior do que todas as mortes de 2011, quando oito pessoas morreram, um aumento de 187%.

O acidente ocorreu às 7h20, no sentido BH-Rio, e como foi a poucos metros do posto da PRF, as vítimas tiveram atendimento imediato e a passagem aos motoristas foi garantida na faixa de rolamento da esquerda da rodovia. Ainda assim, uma fila de sete quilômetros se formou. A causa do acidente será investigada, já que as versões dos motoristas são divergentes. Mas informações da PRF denunciam infrações. Conforme os policiais, o tacógrafo recolhido no ônibus marcava 100 km/h na hora da batida, enquanto a velocidade permitida é de 90 km/h para esse tipo de veículo naquele trecho.

O motorista do Kadett, Nepomuceno Wellerson Estévão, de 35 anos, é inabilitado, segundo a PRF. Ele disse à polícia que aguardava no acostamento para acessar a 040 a fim de seguir para o trabalho, no Condomínio Alphaville, em Nova Lima. "Eu estava esperando e, de repente, o ônibus bateu em meu carro. Rodei na pista e não vi mais nada, só quando parei aqui (na entrada do posto de gasolina, cerca de 20 metros à frente)", contou. Ele teve escoriações na perna. O carro, no entanto, que ainda estava sendo pago e não tinha seguro, ficou destruído. Por não ter habilitação, Nepomuceno foi conduzido à delegacia de Nova Lima. Conforme a PRF, ele será multado em R$ 574 e terá o veículo apreendido.

(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)
Já o motorista do ônibus, Luiz Alves Teixeira, de 48 anos, alegou que foi surpreendido porque o Kadett entrou de repente na pista, mas a PRF afirma ter indícios que ele foi o causador da batida. "Todos os elementos levam a crer que o ônibus atingiu o Kadett no acostamento, fora da faixa de rolamento. O tacógrafo mostra também que o veículo trafegava a 100 km/h", afirmou o policial rodoviário Eduardo Xavier. Teixeira disse que trafegava a aproximadamente 80 km/h no momento da batida.

"Depois que o Kadett entrou na minha frente, perdi o controle da direção e não consegui mais parar o ônibus. Levei um choque na hora", contou, enquanto recebia atendimento numa unidade do Samu. O motorista, que tem 15 anos de profissão e está há três anos na Empresa Rio Negro/Transmoreira, fez o teste do bafômetro, que deu negativo. Testemunhas disseram que ele teria cochilado ao volante.

Feridos
As 15 pessoas feridas no ônibus foram socorridas pelo Samu e Corpo de Bombeiros e levadas para unidades de saúde de BH, onde fizeram exames. Dez foram liberadas até o fim da tarde. Uma foi o auxiliar de cozinha Diego Romanelly Domingues Silva, de 20 anos. "Estava cochilando na hora da batida. Assustei com a primeira pancada. Eu abaixei e pedi a Deus para que nada de ruim acontecesse. Depois da segunda batida, houve muitos gritos até o ônibus bater e capotar. Foi um grande susto".

Em nota, a empresa V&M Mineração informou que os empregados envolvidos no acidente estão recebendo a assistência necessária por meio do serviço social da empresa. Em relação aos outros envolvidos no acidente, a empresa disse estar acompanhando o atendimento junto à Rio Negro/Transmoreira. O diretor jurídico do grupo da empresa de transporte, no entanto, informou que a prioridade ontem era o socorro às vítimas e que aguardará o resultado da perícia para se manifestar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)