Ônibus velhos são um perigo a mais nas estradas. Segundo especialistas em trânsito, a idade da frota é um fator que não pode ser desconsiderado. Dados do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) mostram que a apreensão de ônibus acima da idade permitida para rodar nas rodovias mineiras nos dois primeiros meses de 2012 já alcançou o número de todo o ano passado. Foram 300 ônibus apreendidos. Segundo o diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta, a fiscalização diz respeito ao transporte intermunicipal e ao fretamento de coletivos, porém, o foco está nos trechos usados para o transporte de estudantes.
Uma das cidades que está sofrendo as consequências do maior rigor na fiscalização de ônibus é Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado. Vários coletivos levam alunos que moram na cidade para a PUC Minas de Arcos e estão sendo alvo do DER. As blitzes do órgão estadual na MG-170 impossibilitaram a circulação dos veículos de transporte de passageiros que têm mais de 16 anos. O estudante de administração Ueliton Gomes Silva, 21, foi um dos que perdeu aulas na faculdade. "Cheguei a ficar quatro dias em casa por falta de transporte. Agora arrumei uma carona de carro e não estou parado. Porém, será difícil ver os ônibus voltarem. Aqui em Lagoa não temos ônibus novos", diz o estudante.
O motorista que for pego trafegando com ônibus acima da idade permitida paga multa de R$ 1,1 mil reais, o que corresponde a 500 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs). O condutor também é retirado da lista que permite o transporte entre municípios. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. O veículo normalmente é apreendido e só é liberado com o pagamento da taxa. A idade dos veículos que fazem o transporte fretado entre municípios é regulada pelo Decreto 45.521/2010.
